terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Harry Potter e o Nazismo

            Um tema estranho para abrir o blog, não? 
           Por anos eu acompanho fascinado a incrível e envolvente saga de Harry Potter, através de livros e de filmes. A história me cativou desde quando eu tinha seis anos e de lá para cá não foi arrancada de meus pensamentos. Não sou um fã de Harry Potter, apenas um grande apreciador.
            Entretanto existe algo na história que sempre passou despercebido por nossos olhos, que sempre esteve ali entre as linhas dos livros e os segundos dos filmes, encantando-nos.
            Peço desculpas aos fãs de HP, mas após assistir o último filme lançado no cinema (“Harry Potter e as relíquias da morte, parte um”), tive a comprovação unânime de uma semelhança da história com o nazismo.
            Como já disse, esse fato passou despercebido por muitos, entretanto, sou um crítico disposto a encontrar todos os defeitos e maravilhas de uma história.
            Voldemort pode ser comparado a Hitler mantendo o sonho de governar subordinados e deixar vivo apenas os puros, que para a magia são os bruxos autênticos e para a vida real foram os arianos.
            A história completa se passa nesse impasse, dominação e extinção dos “trouxas” e dos “meio-sangue”, ou seja, os não puros.
            A ideia central do filme é exposta dessa forma e de uma maneira tão imperceptível que muitos não conseguem enxergá-la, mas ela está lá. Talvez J.K.Rowling tenha feito uma semelhança para dar a história dela um ar mais abrangente – se foi essa a intenção, ela conseguiu. Ou talvez ela tenha feito isso sem notar, e deixou a tarefa para telespectadores críticos, como eu.
            Mais uma vez peço desculpas aos fãs de HP, não estou dizendo que a história faz apologias, ou coisas do tipo, estou apenas notando uma semelhança, uma semelhança que tornou a história mais interessante e que julga o nazismo como algo a ser evitado, afinal se apologias fossem feitas, o “Hitler da magia” não estaria do lado do mal.

2 comentários:

Carlos Chrispino disse...

olá desde que li o primeiro livro (confesso que só começei a ler no inicio do ano) tive essa exata impressão, porêm achei que era uma "viagem" da minha cabeça pois normalmente as pessoas não comentaram essa semelhança ficção/fato.
fico feliz em saber que não estou doido (será?! rs) e que não fui a pensar por esse lado. a única diferença foi que você se pois a levantar essa lebre ao perceber, e eu não. talves poste algo um dia.
forte abraço

Fábio disse...

Olá. Notei isto também, foi assim que cheguei aqui nesta postagem. Penso que o enredo do filme imita a real briga entre a magia negra e a branca do ocultismo, onde a tentativa de Hitler, que falhou, foi baseada na magia negra (nota-se) e a branca será uma outra tentativa que acontecerá em breve de se erguer uma nova era, ou governo mundial, ou nova ordem mundial, etc... No mundo de Harry Potter o representante da magia negra é o tal Voldemort (que falha, como Hitler falhou) e o da magia branca é o Harry, que no filme vence. Eis então o motivo de eles serem tão ligados e de ambos serem bruxos(um do bem e outro do mal), pois existe um briga entre eles pela obetenção da mesma força oculta (como no Star Wars; tanto que ele dizem o tempo todo: "Que a força esteja com você"). Bom, agora basta saber se esta força vem de Deus, o pai de Jesus, o criador de todas as coisas. Eu particularmente creio que não, e digo que vem de satanás, o ocultismo é todo dele, sendo magia branca ou negra. Eu estudo sobre isso ha bastante tempo. Abraços :)

Aqui diz algo na bíblia, que na minha opinião é sobre a nova era:
"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão". 1 Tessalonicenses 5:3

Postar um comentário