sexta-feira, 11 de março de 2011

5° Maior terremoto desde 1900 abala o Oriente e a costa Americana sofrerá tsunamis.


Há algumas horas um terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter atingiu o Japão e parece que está desecandeando uma série de terremotos, já que as placas tectônicas são interligadas de certa forma. A China sofreu um abalo de 5,4. Alertas de maremotos estão sendo tocados ao longo de todo o Oceano Pacífico. Calcula-se que a onda gigante atingirá o Havaí daqui uma hora de acordo com o horário que esta notícia está sendo publicada (09:00 da manhã, 11/03/11).

Há alguns instantes o Governo Japonês, além dos alertas de terremoto que estão sendo tocados, informou um alerta nuclear. Parece que houve um problema no sistema de resfriamento de uma das quatro Usinas Nucleares do país. Até agora o país está sofrendo abalos de menores magnitudes mais que ainda assutam bastante.

O Japão está passando por uma recessão econômica, provavelmente esta irá agravar. Apesar de ser um país preparado para tais situações extremas, outras nações já informaram que enviarão ajuda no quesito "equipes de resgate". Oficialmente 61 pessoas foram mortas e mais de 200 feridas, números que infelizmente só tendem a aumentar.

Atualmente vivem no Japão mais de 250 mil brasileiros. As embaixadas estão procurando seus respectivos cidadãos para providenciar sua segurança. A costa norte japonesa está sendo evitada e o governo japonês pede calma e que as pessoas se matenham nos locais onde estavam quando os tremores começaram caso estes sejam seguros.

O maior temor é que ocorram vazamentos de radiação e que esta seja espalhada pela água/lama que a tsunami provocou ao invadir a costa japonesa.

Escolas estão sendo abertas para servir de abrigo para as pessoas desabrigadas e que necessitem destes ocasionalmente. O governo japonês acabou de declarar estado de emergência.

Já foram atingidas pela onda gigante: Taiwan, Filipinas e Indonésia. Rússia e Havaí estão retirando as pessoas de regiões costeiras e levando estas para elevações. A onda atingirá o Havaí as 09:50 da manhã aproximadamente. Chile e Equador também serão atingidos e já emitiram alertas.

Mais informações virão ao longo do dia.

0 comentários:

Postar um comentário