terça-feira, 1 de março de 2011

Piano usado por Paul McCartney para compor 'Yesterday' irá a leilão

O piano usado por Paul McCartney para compor a música Yesterday irá a leilão no mês que vem, na Inglaterra. O objeto está estimado em 125 mil libras.
A canção mais regravada de todos os tempos foi escrita pelo ex-beatle em 1964. O artista simplesmente acordou com a melodia na cabeça e dirigiu-se à casa da cantora Alma Cogan para mostrar a composição.
O piano Mini 1926 também foi usado por Mick Jagger, Sean Connery e John Lennon.
O instrumento, que pertencia à família de Alma, será leiloado pela irmã dela, Sandra Cogan, em 14 de abril, em Druty Lane Theatre, em Londres.

A história da música
Paul acordou uma manhã em seu quarto no último andar da casa dos Asher, em Wimpole Street, com a música de Yesterday na cabeça.
Mesmo não tendo a letra naquele momento, Paul estava preocupado que a música em si tivesse sido inconscientemente plagiada, e o que parecia ser um arroubo de inspiração pudesse ser apenas a memória de uma melodia.
Paul deve ter concebido a música no começo de 1965, mas foi só em junho, quando tirou férias curtas em Portugal, na casa de verão do guitarrista do Shadows Bruce Welch, que completou a letra.
Dois dias depois de voltar de Portugal, Paul gravou a música em Abbey Road. Ela surpreendeu os fãs do pop na época porque trazia um quarteto de cordas, e Paul era o único Beatle na gravação. Nos EUA, tornou-se um single e chegou ao número 1, mas na Inglaterra ela nunca foi lançada nem como lado A nem B durante toda a carreira do grupo.
"Yesterday" rapidamente se tornou um clássico do pop e foi regravada por todo mundo, de Frank Sinatra a Marianne Faithfull.
Apesar de John ter afirmado que não gostaria de ter sido o autor dela, ele admitiu que era uma "bela" música com uma "boa" letra, mas achava que a letra não era bem resolvida.
Outros acreditam que a força está nessa característica vaga.
Especulou-se que no caso de Paul a tragédia tivesse sido a morte de sua mãe o arrependimento da sua incapacidade de expressar sua dor na época.
Iris Cadwell recorda um incidente relacionado à música. Ela terminou com Paul em março de 1963 depois de uma discussão boba sobre os cachorros dela (Paul não era louco por cães na época) e, quando ele ligou mais tarde para Iris, a mãe dela disse que a filha não queria falar com Paul porque ele não tinha sentimentos.
Dois anos e meio depois, no dia 1 de agosto de 1965, um domingo, Paul ia tocar "Yesterday" em Blackpool Night Out, um programa ao vivo da televisão. Durante a semana, ele ligou para a sra. Caldwell e disse: "Lembra quando você disse que eu não tinha sentimentos?"
Em julho de 2003, o escritor de Liverpool Spencer Leigh fez a descoberta de que havia semelhanças em "Yesterday" e "Answer Me", de Nat King Cole tanto na melodia quanto na letra.

0 comentários:

Postar um comentário