segunda-feira, 28 de março de 2011

RPG? O que é isso? (Já vejo as piadinhas sobre a "Reeducação Postural Global" vindo).


Muitas pessoas resumem o RPG (Role Playing Game) como jogo no qual a pessoa mata o dragão e salva a princesa. Ainda em casos extremos, falam que a atividade em nada vêm a ser proveitosa, trazendo apenas malefícios aos praticantes mas, será que já pararam para analisar como o jogo pode ser produtivo em muitas áreas do ser humano, podendo implicar desenvolvimento na parte social do indivíduo ou na própria educação e conhecimento desse?

O primeiro e mais relevante fato em que o RPG visa trazer visíveis benefícios é o processo de educação do praticante, isso sem contar que também fornece benefícios em áreas como companheirismo, raciocínio e várias outras que podem ser notadas ao longo do estudo mais aprimorado da atividade.

O RPG proporciona ao praticante momentos em que a inteligência é a principal ferramenta para seu sucesso em jogo, tornando assim um jogo de estímulo cerebral constante. Temos como exemplo quando o personagem imaginário se encontra em diversas situações que exigem que o jogador tenha idéias suficientemente interessantes para que o seu personagem realize algum ato heróico. Por exemplo, talvez necessite se lembrar de alguma reação química no qual ele aprendeu na escola para que seu personagem faça uma mistura boa o suficiente, para provocar alucinações em seu inimigo ou para derreter a fechadura de uma corrente que aprisiona sua amada. Matemática, Física, Química, Filosofia, Sociologia, História e Geografia são áreas de no qual este jogo atua nas mais variadas sessões. É certo que o RPG não vêm a substituir a disciplina porém, visa melhor absorção do conteúdo na própria escola.

Também existem os RPG's online, que são conhecidos como MMORPG (Massive Multiple Online Role Playing Game), tendo como maior exemplo o jogo "World of Warcraft", um sucesso mundial e o novo "StarCraft II" que trouxe uma grande euforia para esse mundo.

Já fui jogador de RPG comum (dados, fichas e tal...) atuando tanto como jogador como mestre (aquele que narra a aventura, cria e desenvolve as histórias). Jogo até hoje MMORPG's para passar o tempo e me divirto bastante, principalmente quando jogo com amigos e que precisamos cooperar para ganhar uma batalha ou vencer algum desafio. São ótimas experiências e que desenvolveram, principalmente no meu caso, criatividade e capacidade de achar soluções práticas e viáveis.

É óbvio que toda atividade em excesso traz prejuízos e com o RPG não poderia ser diferente, chegando em certos casos extremos de alienação das pessoas, tanto com os jogos comuns como nos meios virtuais. É necessário que os pais acompanhem o jogo caso seu filho seja muito novo e fiscalizem se este fará bem ao mesmo e o próprio jogador também deve saber seus limites e separar o prazer de uma atividade lúdica que o jogo proporciona do resto de seus afazeres (algo que ocorre com videogames, computadores e outros aspectos que preocupam os pais nessa "época da informação").

Enfim, se você achar um grupo saudável e divertido, é um ótimo meio de relaxar e aprimorar certas capacidades intelectuais. O melhor de tudo é passar por diversas aventuras com seus amigos e claro, rir bastante das situações mais inusitadas que irão surgir.

Caso deseje saber como se desenrola uma partida de RPG, um bom exemplo será vocês ouvirem esse programa NerdCast 251 - Especial RPG, apesar das brincadeiras um pouco infâmes, vocês poderão ter uma idéia melhor do que é uma partida de RPG. Bom divertimento.

Agradecimentos: 1°: Jovem Nerd por fornecer o arquivo de áudio e
2°: ao site
RPG Online por fornecer uma parte da matéria.

0 comentários:

Postar um comentário