segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Brisa do Mar - O livro de um Imortal


"Um grande trabalho! Edinilo é capaz de nos carregar para dentro de sua história e fazer um marco na literatura local." Curioso Inovador

Edinilo Soarez lançou em 2006, o livro, A Brisa do Mar. E hoje o escritor ocupa a cadeira de número 10 da Academia Cearense de Letras, sendo considerado um imortal e também um dos maiores escritores que tive o prazer de conhecer.
A Brisa do Mar é um livro muito bem humorado, dotado de uma escrita simples e saborosa capaz de cativar o leitor da primeira a última linha da narrativa. 
A primeira vez que segurei A Brisa do Mar em minhas mãos, fui começando a desenhar as primeiras expectativas para o livro, pensar nas tramas e no desenrolar de cenas, mas a medida que os meus olhos foram percorrendo as linhas de palavras, e meus dedos folheando as páginas, fui me surpreendendo cada vez mais, vendo minhas expectativas serem diluídas e refeitas de uma forma incrivelmente superior. 
Na narrativa, Edinilo consegue nos transportar para o cenário onde se passa sua história, nos permite sentir o vento que faz as jangadas balançarem no mar, nos faz enxergar o brilho do sol no horizonte, e nos envolve com cada personagem do livro. De fato, ele consegue mostrar como é a vida dos pescadores, como é a cultura dos vilarejos iguais a Lua Grande, apresenta como funciona o poder dentro deles, e principalmente faz-nos sentir dentro do mar.
Era impossível parar de ler, e quanto mais eu lia o livro, mas eu queria que a história demorasse a acabar. 
A Brisa do Mar é um livro que merecia estar presente em todas as prateleiras de toda e qualquer livraria. Li e recomendo. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Literatura comum pelo visto. Para alguém que faz parte da da Academia de Letras...

Postar um comentário