quarta-feira, 18 de maio de 2011

Perdendo calorias sem ir para a academia.


Bem... Ainda estou na fase que se comer 32 pizzas, 54 brigadeiros e tomar 14L de Coca-Cola, o meu metabolismo consegue suportar e engordo bem pouquinho (e acabo tendo pressão alta, tendência a desenvolver problemas relacionados ao colesterol ruim, osteoporose e morro... Não necessariamente nessa ordem, se levarmos à sério tais quantidades).

Porém, após os trinta anos de idade, a tendência do ser humano é engordar. Muitos, claro, não possuem esse metabolismo tão acelerado, são sedentários e acabam desenvolvendo a obesidade mais cedo ou têm problemas na tireóide, por exemplo. Então resolvi trazer esta matéria que vi no Papo de Gordo, colocada pela Camila Téo. São algumas maneiras de se perder calorias ao longo do dia sem ir para uma academia.

Ela dividiu em quatro categorias e vou imitá-la nesse ponto:

SOZINHO
Muitas vezes os momentos de solidão podem ser aproveitados para manter a mente e o corpo saudáveis:
- Cuide da horta: Caso não tenha uma em casa, aproveite as férias e vá para o campo. Com 25 minutos arrancando ervas daninhas, você dará adeus a 127 calorias. Depois disso, plante novas mudas. Além de ser legal com a mãe-Natureza, você ainda se despedirá de 77 calorias em 15 minutos.
- Compre roupas: Que tal um passeio no shopping com tudo o que tem direito, hein? Pois cada vez que provar uma roupa, você poderá perder até 11 calorias. Imagine só o que uma tarde de compras não pode fazer pelo seu corpo! Mas cuidado pra não deixar o bolso doendo (Meu pai disse que não era para mostrar essa à minha mãe).
- Alongue-se: Estudos comprovam que pessoas inquietas queimam em média até 350 calorias a mais do que as tranquilas. Portanto, estique este corpão, tente tocar os pés nos intervalos de trabalho, espreguice-se e poderá queimar 200 calorias até o final do dia (Eu sou tranquilo por natureza... Essa dica não serve para mim, vai contra o meu "eu biológico").
- Pratique ioga: Movimentos dessa arte milenar são muito bons para relaxar e queimar calorias. A saudação ao Sol, por exemplo, pode mandar embora 200 calorias em 25 minutos de forma revigorante (Se eu fizer tal "saudação" minha coluna vertebral salta do meu corpo).
- Cante: Se você gosta de soltar a voz, não faça beicinho, levante do seu sofá, pegue o microfone e cante como se não houvesse amanhã. Pronto, depois de uma hora de cantoria você terá perdido 136 calorias… Faça isso diariamente e seus vizinhos vão te amar pra sempre (ou não... os meus por exemplo são tão educados que mandam eu me calar por estarem sentindo dor de cabeça... Agora vai saber se eles a trouxeram do trabalho ou eu que a provoquei...).
EM CASA
Quando você estiver reclamando do serviço de casa, lembre-se dessas dicas:
- Lave o carro: Demonstre todo o seu carinho pelo possante dando um banho nele durante 40 minutos e terá queimado 204 calorias. Depois o guarde na garagem para queimar mais algumas calorias fazendo tudo a pé, que tal? (Só não tenha preguiça e faça como esse cara da foto ao lado).
- Mude os móveis de lugar: Se o sofá não esta legal e a preguiça esta grande, agora é a hora de modificar o ambiente e queimar 200 calorias em apenas 30 minutos (Eu faço essa todo dia... Pense em um povo indeciso dessa casa...).
- Pinte as paredes: Seguindo a linha do “faça você mesmo”, pegue um rolo, uma boa tinta e mãos à obra! Redecore sua casa e esqueça 204 calorias a cada hora de pintura.
- Limpe a casa: Ligue o som no ultimo volume e limpe tudo. Você terá um dia cansativo e recompensador se seguir todas essas dicas (Não rola... Porque vou acabar cantando e vocês já sabem o problema que tenho aqui).
COM OUTRAS PESSOAS
- Dance: Em casa ou na balada, o negócio é sacudir. Garanto que perderá muito mais que 200 calorias em menos de uma hora.
- Pule: Junte a criançada e volte à infância: Pule na cama elástica, jogue amarelinha… e perca até 190 calorias em 42 minutos (Fortaleza tem tanto buraco que nós já pulamos para sobreviver e não pararmos na China...).
- Pratique esportes: Junte todos os amigos num animado torneio de boliche ou dardos e, em uma hora, você terá deixado 200 calorias bem longe. Se isso não for o bastante e quiser dobrar a “economia calórica” no mesmo dia, é só pegar a raquete e a peteca e entrar na onda do badminton por mais 40 minutos. Não é uma beleza? E se enjoar disso e não estiver próximo a um campo de golfe, vá para a rua mesmo com um bom taco de madeira e uma bolinha e capriche nas tacadas, é diversão garantida e muitas calorias queimadas (e bem mais fácil de praticar).
- Brinque de mímica: Se você não quer suar, mas leva na boa uma pagação de mico coletiva, essa dica é a sua cara. Dependendo do capricho da sua interpretação, poderá perder boas calorias (Eu sou genial nesse jogo, o problema é que minha equipe nunca interpreta bem minha capacidade de imitação).
- Jogos de tabuleiro: Todo bom nerd vai adorar essa. Pegue os jogos no fundo do armário, reúna os amigos e fique no mínimo duas horas jogando. Só não vale se empanturrar de guloseimas durante a jogatina (me deu saudade de jogar "War").
CASAIS
Eis que chegam as duas melhores dicas, que servem para que possamos aproveitar até mesmo os momentos mais íntimos para perder calorias!
- Massagem: Chame o seu amor para uma massagem relaxante e inesquecível de 42 minutos. Aproveite bem este momento de intimidade total e perca 200 calorias (e ainda ganhe uma recompensa extra). Ei estou precisando de uma dessa... Massagem, não pensem besteira... Apesar de não negar essa recompensa aí.
- Na cama: Uma hora debaixo dos lençóis explorando as posições sexuais mais complexas equivale ao mesmo que meia hora de academia. O que é melhor? Suar feito doido numa bicicleta ou aproveitar tudo que o Kama Sutra tem a nos oferecer? (Será que os indianos não gostavam de se exercitar e criaram o Kama Sutra exatamente com esse obetivo?).
E aí gostaram das dicas? Lembrem-se: Ser magro não é sinônimo de saúde, porém obesidade, com certeza, não é algo que podemos dizer que seja saudável.

1 comentários:

Postar um comentário