domingo, 15 de maio de 2011

Projeto de ciências de alguém BASTANTE empolgado...


Essa matéria foi sugerida por Lucas Belmino.

A Comissão Européia aprovou a construção de três lasers que juntos irão produzir uma energia milhares de vezes maior que a produzida pela humanidade desde... Quando a energia elétrica foi criada mesmo?

O objetivo é que esse laser atrevesse o vácuo rasgando o tecido espaço-tempo e "puxe" as partículas virtuais para fora deste (Simples, não acham?). Para que a teoria de que as partículas aparecem e desaparacem a todo instante seja testada, como também o dinamismo dos eventos em níveis atômicos. O laser possui uma estrutura que produz 200 petawatts em UM ÚNICO PULSO. Vamos transformar em watts (termos mais palpáveis) o número é aproximadamente esse: 200.000.000.000.000.000

A idéia por trás de um laser é utilizar a emissão estimulada para desencadear uma ação em cascata entre as partículas de luz, ou seja, conseguir que todas essas partículas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direção. Quando isto acontece, surge o feixe do laser, se o laser mesmo fraco atinge o vácuo (espaço) e neste vácuo receber mais partículas de luz, a tendência é o crescimento ordenado podendo atingir quantidades exorbitantes que é o caso acima mencionado. Quanto mais curto for o "pulso" maior será a energia contida nele.

O nome do projeto é ELI (Europe's Extreme Light Infrastructure) e cada laser será construído em um país diferente (República Theca, Húngria e Romênia), cada um dos países irá concentrar as características do seu laser em certos aspectos e a previsão é que estejam pronto até 2015.

Já ia esquecendo: CADA UM custará 400 milhões de dólares (acho que só eu não sei como fazer dinheiro nesse mundo... Parece tão fácil...).

Via: New Scienstist

Ei... Em quanto tempo será que um miojo fica pronto com um desse hein...? (Tantos benefícios e avanços que isso pode trazer para a humanidade e olha a utilidade que achei para ele...).

1 comentários:

Lucas Belmino disse...

eu sei q foi eu que sugeri a reportagem, mas esta piadinha do final --', merecia q naum houvesse postagem.... brink's vitor.
#QUEROSERCURIOSOINOVADOR

Postar um comentário