quinta-feira, 7 de julho de 2011

As Crônicas de Nárnia.



A obra do grande mestre literário Clive Staples Lewis, ou simplesmente, C.S.Lewis encantou gerações durante décadas. Composta de 7 partes, as crônicas já ganharam três adaptações para os cinemas e possui admiradores ao redor do mundo. Ganhei o volume único de aniversário há alguns anos e suas histórias me encantaram e divertiram por muito tempo.

Na ordem de acontecimentos do mundo de Lewis a ordem seria esta: "O Sobrinho do Mago"/ "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa"/ "O Cavalo e seu Menino"/ "Príncipe Caspian"/ "A Viagem do Peregrino da Alvorada"/ "A Cadeira de Prata"/ E finalmente: "A Última Batalha". Porém, estas não ganharam vida em sua forma "cronológica" e sim de acordo com os desejos do autor, sendo "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" o primeiro a sair de sua imaginação (e, consequentemente, o primeiro a ser adaptado para os cinemas).

Cada uma possui uma certa independência em relação às outras, o que torna possível a leitura de apenas uma em especial. Todavia, aconselho lerem na ordem especificada pelo autor com o intuito de haver um entendimento geral deste mundo que mistura fantasia (representada pela terra maravilhosa de Nárnia) e o real (representado pelo nosso mundo, claro). As obras, pelo menos em minha opinião, vão em uma relação ascendente até chegarem "A Viagem do Peregrino da Alvorada" (o último que foi adaptado para os cinemas e que ainda não tive a oportunidade de atingir). Após o "Peregrino", as duas últimas não conseguiram me impressionar além do que eu já havia atingido (o que não deixa de torná-las boas).

Usada como obra obrigatória (paradidático) nas escolas de países de cultura britânica (assim como "O Senhor dos Anéis", do qual gosto bastante), "As Crônicas de Nárnia" passaram de simples literatura de fantasia para uma obra-prima da escrita clássica, sendo citada e usada como base em livros diversos de autores do mundo inteiro. Lloyd Alexander, grande escritor norte-americano, usou estas palavras para defenir esta obra: "Como Tolkien, C.S.Lewis redefiniu a natureza da fantasia, acrescentando riqueza, beleza e dimensão... Nos nossos tempos, todo reino da fantasia deve ser avaliado em comparação com Nárnia".

Esta é minha dica para o mês de férias: leiam "As Crônicas de Nárnia". Se já leram, comentem suas impressões deste livro aqui embaixo. Compartilhem com o mundo esta terra maravilhosa, também conhecida como Nárnia.

Curiosidade (afinal somos o "Curioso Inovador" não concordam?): C.S. Lewis, juntamente com J.R.R. Tolkien (autor do já mencionado "Senhor dos Anéis"), faziam parte de um grupo informal de escritores que se denominavam "Inklings". Estes se reuniam em um pub ou na casa de alguns dos membros, para trocar idéias e mostar suas histórias aos seus amigos. Imaginem as discussões e as idéias que saiam das maiores mentes literárias reunidas do Reino Unido em torno da grande universidade de Oxford! Esta trazia várias destas mentes brilhantes em sua lista de pagamentos de professores da época. Lewis ganhou com "A Última Batalha" a Carnegie Medal, uma das maiores marcas de excelência da literatura infantil mundial.

0 comentários:

Postar um comentário