quinta-feira, 28 de julho de 2011

E se os orelhões fossem pontos de internet sem fio?


Vocês devem estar se perguntando: "Orelhões? Essas coisas servem para outra coisa a não pra tacar a testa e pra dizer 'disque o número novamente?' "

Parece até palhaçada, mas é um projeto real. A Oi (antiga Telemar) anunciou o projeto ao Governo Federal para fazer dos orelhões pontos de internet sem fio, com um alcance de até 50 metros do orelhão. A Oi afirma que o objetivo do projeto é ampliar o projeto para oferecer Internet banda larga (2 MBPS) sem fio gratuitamente, se conseguir patrocínio, ou por meio da venda de cartões de acesso. A empresa ainda conta com uma infraestrutura excelente e pronta para dar início ao projeto. Existem, ao redor do país, 1,1 milhão de telefones públicos, sendo 824 mil somente da Oi, de acordo com o site da INFO.
Agora todos já devem estar pensando "E os vândalos, não vão detonar esses orelhões?" É realmente uma situação ainda não resolvida. A Oi ainda não se manifestou a respeito da segurança que será dada aos orelhões.

Parece um projeto ótimo aparentemente. Muito se debate hoje em dia sobre a exclusão digital, e essa é uma medida que realmente contribui de maneira efetiva contra essa exclusão (mas ainda tem que ter o notebook...) . Eu li diversas opiniões de críticos na internet e percebi que além do que foi abordado na reportagem, parece ter mais poréns ainda. Como ficaria a segurança dos usuários? Imaginem! Diversas pessoas reunidas em uma praça à 50 metros de distância de um orelhão, com vários notebooks? Parece um banquete para quem quiser fazer um arrastão. Ainda chegaram a falar da legião de desocupados que se formaria nas praças.
Infelizmente esse é mais um bom projeto que provavelmente não vai dar certo por causa dos problemas internos do país. (se é que é só do país...)

0 comentários:

Postar um comentário