segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os Celtas e sua Mitologia


Os celtas,como a maioria das culturas antigas, não tinham um senso de nação.Eram constituídos por tribos,às vezes inimigas,que ocuparam uma vasta região,hoje conhecidas como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Grã Betanha.Como suas tribos, suas mitologias eram independentes.As crenças mudavam de tribo para tribo, e o conhecimento geral foi dificultado pela ausência da escrita.Por isso, a mitologia celta que conhecemos hoje é apenas uma pequena parte que sobreviveu,misturada ao paganismo clássico e ao cristianismo.
Eles tinham,como os gregos e romanos,muitos Deuses e Deusas.Alguns historiadores ousam afirmar que os celtas foram os fundadores dessas duas civilizações.Ainda há controvérsias quanto a isso,mas o que de fato aconteceu foi a incorporação de parte da cultura celta na civilização romana e grega.
Existiam muitas lendas interessantes como por exemplo a da Árvore dourada e Árvore prateada,muito parecida com a historia da branca de neve,só um pouco mais violenta,claro!
À proposito,os celtas não eram nem um pouco pacíficos.Existia um ritual que para um garoto virar homem ele teria que sair de sua tribo e cortar a cabeça de alguém de outra tribo.Somente trazendo a cabeça em mãos é que seria considerado homem adulto.E para comprovar eles faziam uma tatuagem no corpo do garoto.E,exatamente por terem o habito de tatuarem o corpo,os celtas eram totalmente depilados.
E esses rituais eram realizados exclusivamente pelos druidas.À proposito, Merlin era um druida.Eram os únicos que tinham aprendido com os deuses a arte da escrita,muito complexa por sinal.Os Deuses também trouxeram os 4 artefatos sagrados e construíram Stonehenge.Segundo os celtas,os primeiros Druidas foram os próprios Deuses que permaneceram na terra.E dizem também que eles nunca morrem e vivem escondidos nas florestas. Os druidas são uma espécie de medico,historiador,sacerdote e muito mais.Na hierarquia estavam acima do rei e para sua formação complexa existiam até Universidades.
Eram seis tipos de druidas:
-Druida Brithem: Eram os juízes.Como os celtas nunca tiveram leis escritas,somente eles às conhecia.
-Druida Liang: Eram os médicos e curandeiros.
-Druida Scelaige : Tinham a função de decorarem as lendas trazidas por outros druidas.A escrita era proibida,sendo usada apenas nos rituais.
-Druida Sencha: Eram eles que inventavam as historias a partir dos acontecimentos e passavam para os Scelaige.
-Druida Filid: Era a mais alta classe dos druidas.Era encarregados de manterem contato direto com os Deuses.(Essa era a classe de Merlin)
-Druida Poetas: Encarregados de repassarem ao povo as lendas.
Os celtas foram, e seus descendentes ainda são, um povo muito místico.Viviam em um mundo repleto por fadas,duendes e magia! Para saberem um pouco mais dos costumes celtas e das lendas,como por exemplo a do rei Arthur, eu indico uma série de livros chamada "As Brumas de Avalon" da escritora Marion Zimmer Bradley.
São 4 volumes: A Senhora da Magia, A grande Rainha, O Gamo Rei e o Prisioneiro da Árvore.
Relacionados a esta obra temos: Queda de Atlantida (volume 1 e 2), Ancestrais de Avalon,Casa da Floresta,Senhora de Avalon e Sacerdotisa de Avalon.
Foi também lançado o Filme de "As Brumas de Avalon" em 2001.Para ver o filme e sua sinopse online clique aqui!

Vou postar aqui um documentário à respeito dos celtas e sua mitologia:

5 comentários:

Lins disse...

Uma postagem pra ninguém colocar defeito! E também um prato cheio para um escritor como eu! HAHA
Mitologia é muito massa!
Valeu, Gabrielle! =D

C.K. Joseph disse...

mitologia é feeera,ainda mais a celta..
sou fan!!
;DD
BOOOA Gabi

Anônimo disse...

É tenho que admitir, essa foi boa. hupf

Anônimo disse...

Gostei do jeito como os vídeo ficaram! Muito legal. =D

V.A.Magalhães disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Minha cara gostei MUITO! XD Vejo q gosta de historia e mitologia tanto quanto eu hehehhehe

Curiosidade: Vemos referência as árvores douradas e prateadas no livro "Silmarillion" de Tolkien. Este autor pegou MUITAS referencias da literatura e mitologia Européias. Se gosta de Tolkien, vale a pena ler esta obra.

Postar um comentário