sábado, 10 de setembro de 2011

"O mundo não precisa do PlayStation 4" - diz presidente da EA Games

Frank Gibeau,presidente da Eletronic Arts,disse para o site Gigwise,há aproximadamente 1 mês,que o mundo não precisa do PlayStation 4."Os gamers estão satisfeitos com o XBox 360 e com o PlayStation 3. Gostaria de ver um ciclo mais longo. Os jogadores formaram grandes comunidades na internet. Por isso, não há a necessidade de mais uma versão do console",e ainda disse:"é difícil pensar no que eu faria num PS4. Não sei o que poderíamos pensar para torná-lo mais rápido e eficaz", comentou. 
Alguns dias depois o presidente da Sony,Shuhei Yoshida,disse que o PS4 só será lançado quando o hardware dos consoles for o agente limitante para a evolução dos jogos,para ele isso faz parte do "ciclo de vida" do console,mas ressaltou que não há nada concreto até o momento.(Será mesmo?)

(Protótipo feito por um designer que é fã do console)

É ai que entra a polêmica: o público-alvo desses consoles são americanos,europeus e japoneses,e o declínio nas vendas mostram que eles não estão muito empolgados com esses consoles,até porque para eles já não é novidade,isso porque o Xbox 360 foi lançado oficialmente em novembro(EUA)/dezembro(Europa e Japão) de 2005,então eles jogam com esse console há mais de 5 anos,(claro aqueles que compraram desde o lançamento).


Com o PS3 a situação não é diferente,o PS3 foi lançado oficialmente em novembro de 2006 nos EUA,Canadá e Japão e em março de 2007 foi lançado na Europa e Oceania,(no Brasil e América Latina o PS3 foi lançado oficialmente em agosto de 2010,Que demora ein...)ou seja,os jogadores americanos e europeus jogam com os consoles Xbox e PS3 há bastante tempo,se comparado aos jogadores brasileiros, essa pode ser uma das causas do declínio das vendas dos consoles em 8% neste ano nos EUA,(em Julho deste ano,os lucros apresentados foram os menores desde de outubro de 2006).

(as vendas do PS3 no Brasil aumentaram 280% em Julho deste ano) 

Outra causa é que a indústria de jogos dos EUA não está recebendo grandes investimentos,(a economia não está muito bem)a ex-gerente geral da Activision, Robin Kaminsky,em entrevista ao site IndustryGamers disse:"Eu acredito que uma nova geração de consoles seja necessária,com inovações reais e que resultem em novas propriedades intelectuais e formas inovadoras de jogabilidade,esses consoles representarão uma mudança abrupta em como os games são jogados,ou em que tipo de experiência de jogo pode ser produzida.".   

Bem, se o pessoal da Sony lançar um novo console a cada 5 anos,como fizeram do PS2 p/ o PS3,beleza para a gente,mas se forem lançar o PS4 apenas quando o ciclo do PS3 já estiver avançado...(o que aos olhos do presidente ainda vai demorar) o melhor é esperar.


0 comentários:

Postar um comentário