domingo, 20 de novembro de 2011

Belo Monte - Um caso polêmico e suas repercussões.


Finalmente!!! Percebam o valor das mídias sociais para movimentos que pretendem fazer os brasileiros ao menos pensarem um pouco! Abri meu Facebook há pouco e vejam só: recebi um vídeo de uma colega minha. Sem pretensões iniciei o mesmo, já que esta havia me marcado... Qual a surpresa que tenho quando vejo atores de grande repercussão nacional nas redes televisivas e do teatro falando sobre um tema que o governo insiste em "ir levando", sem mostrar para a sociedade o que realmente irá ocorrer na região e dar ao povo a consciência para discutir sobre o que irá se proceder na natureza e povos locais.



Duas coisas me alegraram quando percebi o que ocorria.

1°: O uso das redes sociais para o que importa realmente.

Vemos ao decorrer deste ano, o uso da internet e desses fatores como meio de agregação de militantes e protesto contra governos ditatoriais no Oriente e para protestos contra diversos fatores na Europa e EUA. Porém, até o presente momento, o uso destas redes em nosso país estava restrito ao que chamo de "coisas simples" e bobagens, muitas vezes caluniosas e que em 98% dos casos não acrescentam em nada. O que percebo é o início (e rezo para que não esteja enganado) do verdadeiro uso de tais meios de comunicação que, infelizmente, tem seu potencial extremamente reduzido por diversas vias que não valem aqui serem exploradas.

2° O incentivo a formação de opinião.

Está certo... O vídeo tem sim sua tendência. O uso de personalidades famosas acabam por levar boa parte das pessoas que são suas fãs a assinar contra esta usina somente porque "é louca por aquele(a) ator/atriz". Mas, o que me alegra não é o fato de tal projeto estar vindo à tona e sim a discussão que irá provocar na sociedade. Nós, brasileiros, estamos historicamente fora de discussões e desenvolvimentos políticos como um povo para ser bem sincero. Ao longo dos séculos, acabamos por deixar que os políticos façam como é de seu desejo e fechamos os olhos para tal ocorrências ou apenas resmungamos de forma conformista, algo que parece ser uma característica inerente para ser brasileiro.

Estamos em falta com movimentos de tal magnitude que envolvam nossa gente. Esquecemos da necesssidade de fiscalizar aqueles que colocamos no poder (ou nunca a tivemos) e não nos foi ensinado quem são os verdadeiros patrões do governo.

Pesquisem. Não irei me posicionar, pois não pretendo criar tendências e sim desejo que meus leitores procurem se informar sobre, não só nesse projeto em específico, mas no que ocorre na vida pública de nossa nação. Vejam os prós e contras deste projeto e se concordarem com o que informam neste vídeo, assinem o manifesto nesse dominío: Gota D'água. Sejam cidadãos de fato.

0 comentários:

Postar um comentário