sábado, 5 de novembro de 2011

Nikola Tesla - Gênio Maluco (literalmente)

Ele foi um dos expoentes das ciências modernas, só que suas manias e transtornos o fizeram o protótipo do cientista maluco. Na verdade, Nikola Tesla (croata) foi um supercientista com uma vida que inspirou vários personagens da cultura pop, dos quadrinhos ao cinema.

Durante sua infância, Tesla adoeceu repetidamente. Ele sofria particularmente de um mal no qual flashes cegantes de luz apareciam diante de seus olhos, frequentemente acompanhados de alucinações. Na maioria dos casos, as visões eram ligadas a uma palavra ou item que ele poderia vir a encontrar no futuro, simplesmente ao ouvir o nome do item, ele involuntariamente o visualisava em perfeitos detalhes. Os flashes e imagens causavam grande desconforto a Tesla, e quando ele atingiu sua adolescência, aprendeu a reprimi-los exceto em certos casos de stress. Quando eles ocorriam, tinham uma natureza que poderia ser descrita como psicótica.

Um dos maiores cienstistas na área da energia elétrica e da técnica do rádio, Tesla fez diversos experimentos e aparelhos para mostrar suas teorias ao mundo. Dizem que Thomas Edison se aproveitava da genialidade de seu assistente "meio maluco" para ficar com algumas de suas invenções... outras histórias. Temos que admitir que ele tinha algumas ideias bem maneiras. Uma delas foi que ele havia criado um sistema de distribuição de energia elétrica sem nenhum tipo de condutor, ressonância elétrica seria o nome deste fenômeno observado por ele. Traduzindo: pelo AR, a energia seria distribuida gratuitamente. Atualmente, isso seria impossível de ser aplicado, devido a quantidade de ondas eletromagnéticas que nos cercam, infelizmente.

Passou boa parte da vida morando em hotéis, onde sempre escolhia o quarto de número 207 ("vai saber né..."). Tinha várias fobias, manias com o número três e sofria várias alucinações. Apesar de obcecado por higiene, considerava os pombos seus únicos amigos ao final da sua vida e dividia com eles os quartos de hotel em que morou ("eu divido o meu quarto com os pernilongos... definitivamente não são meus amigos"). Tesla fazia demonstrações de suas descobertas elétricas de forma quase que teatral, como sua invenção que bombardeava eletricidade por toda a sala em que estivesse, mesmo que isso apavorasse as demais pessoas presentes.

O governo norte-americano, que sempre manteve Tesla a seu alcance quando ele apresentava suas propostas, tornou-se subitamente interessado em seu trabalho depois de sua morte ("aviso de teoria da conspiração tá enlouquecendo na minha cabeça"). O FBI ordenou que o escritório de propriedades estrangeiras se apoderasse de todos os documentos de Tesla, um ato ilegal, uma vez que Tesla era cidadão americano desde 1891. Até hoje, dizem que a tecnologia de Tesla foram pontos chave na época da Segunda Grande Guerra e da Guerra Fria, em favor aos EUA.

Via: HowStuffWorks

0 comentários:

Postar um comentário