sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CI entrevista Mabel Lopes, diretora, criadora e co-roteirista da série "O Demônio Não sabe Brincar"





Lins: Como funciona o processo de criação e desenvolvimento de um programa piloto?

Mabel: Esse processo é muito variado, pode acontecer de várias formas. Pode acontecer de um canal pedir para uma produtora fazer o piloto, pode partir da própria produtora lançar a ideia pro canal... 
No caso do "Demônio Não Sabe Brincar", tive a ideia de fazer o piloto quando surgiu a oportunidade através do edital aberto pela prefeitura em 2010. Eu já tinha pensado em fazer um filme terror sobre um demônio que mora na casa de uma mulher depois de ouvir a música "Loverman", da banda Nick Cave and The Bad Seeds e ficar com MUITO MEDO e não conseguir dormir de luz apagada por uns três dias. Lancei essa ideia para o roteirista Pedro Aguilera, que desenvolveu a trama da série. Então, eu e ele sentamos para escrever o roteiro do piloto. Levamos o roteiro para a produtora Neoplastique Entretenimento, que curtiu e inscreveu o "Demônio" no edital para webséries da Prefeitura de São Paulo, lançado em 2010. Ganhamos esse edital e realizamos o piloto.

Lins: Apesar de não conhecer como se dá o andamento dos bastidores do mercado cinematográfrico brasileiro, suponho que seja complicado montar uma produção. Qual a maior dificuldade encontrada por vocês em relação a isso?

Mabel: Em relação a programas, curtas e longas de baixo orçamento, creio que a maior dificuldade costuma ser o orçamento limitado.

Lins: Recentemente O Demônio não Sabe Brincar ficou no TOP 5 da MTV das melhores séries nacionais, como você e toda a equipe receberam esta notícia?

Mabel: Ficamos muito felizes! Foi uma surpresa, não tinha a ideia de que a repercussão do "Demônio" tinha chegado tão longe.

Lins: Vocês tem preparativos para o prosseguimento da série já prontos?

Mabel: Sim. Temos todos os episódios da primeira temporada prontos para filmar.

Lins: Durante a preparação do piloto, chegou a existir alguma alteração no roteiro devido o orçamento?

Mabel: Sim. No roteiro original, haviam moscas na cozinha de Renata, bem no comecinho do piloto. Essas moscas teriam relação com a aparição do Demônio e com sons que ele emitiria. No entanto, descobrimos que conseguir moscas seria bem difícil... teríamos que pagar por elas e era meio caro. Pra falar a verdade, eu e o produtor da série tentamos caçar essas moscas fazendo armadilhas com garrafa pet e carne estragada - sim, foi bem nojento! - mas não rolou. Ou seja, ter dinheiro extra nessa hora teria sido legal!

Lins: Resumidamente, como é projetado um roteiro para séries?

Mabel: Um roteiro para séries é igual a qualquer outro roteiro, de curta, de longa...

Lins: Para todos aqueles que querem seguir uma carreira dentro dessa área, qual o conselho você daria?

Mabel: Eu segui o caminho de fazer uma faculdade de cinema (cursei Audiovisual na USP), através da qual conheci meus amigos, que são meus parceiros de criação, desenvolvi meu método de trabalho, aprendi muito, estabeleci contatos profissionais... creio que existam outras formas com as quais não estou muito familiarizada. Mas, acima de tudo, você tem que ter foco e correr atrás do que quer!

Lins: Agradeço a entrevista. Deixo este espaço livre para qualquer mensagem que você queira deixar aos nossos leitores. 

Mabel: Assistam "O Demônio Não Sabe Brincar" no Youtube e aguardem os novos episódios!! =)



Sigam a Mabel no twitter: @MabelBPLopes 
Curtam a página da série no facebook: aqui

0 comentários:

Postar um comentário