terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Marketing no futebol brasileiro

Será que vc sabe o motivo dos jogadores considerados craques virem jogar aki no Brasil, voltarem as suas origens depois de fazerem sucesso lá fora?
Realmente, o que traz uma estrela a um time que ganha mensalmente menos do que o próprio salário do jogador?
Isso se chama marketing! Muitos não vêem assim, mas o Ronaldinho não veio pro flamengo por gostar do flamengo, ou pelo salário que ele iria ganhar no clube. Ronaldinho veio jogar por um único e simples motivo: ele estava apagado na europa, os comentários que provinham sobre o jogador na Itália não eram os melhores e além disso, ele foi considerado o segundo pior jogador da temporada segundo um jornal influente da Itália. Então a vinda dele para o Brasil trouxe um brilho novo ao nome do craque, a imprensa voltou a falar o nome dele novamente com uma intensidade que não era comentado há anos, até no blog ele deu o ar de sua graça. xD
Agora, pensemos juntos, por quê o flamengo? Simplesmente o time tem a maior, ou segunda maior torcida do país (não foi comprovado ainda), e isso dar prestígio ao jogador, o nome dele se torna uma logomarca de empresas e patrocinadores que rendem mais dinheiro para o Ronaldinho e para o flamengo, então tudo é uma questão financeira, o flamengo acabou dando mais dinheiro para o craque do que o Paris San German estava oferecendo!
Por que Ronaldo veio para o Corinthias? Exatamente pelo mesmo motivo, ele estava apagado, e tentava um renascimento no futebol brasileiro, e quase conseguiu.
Nomes importantes estão vendo o brasil como uma fonte de investimento e crescimento, e não mais como um ambiente para um lançamento para o exterior, o Brasil não deixa de ser uma fábrica de jogadores, mas também passa a ser um "concerto de craques". E é claro, todos esses nomes importantes almejam a tão sonhada seleção, por que no momento em que pisarem nos gramados do mundo, vestindo a camisa canarinha, eles vão saber que conseguiram renascer e que estão prontos para terem o nome renascido.
Luís Fabiano pensa jogar no São Paulo, Dida pensa retorno ao Brasil, Roberto Carlos assinou com o Corinthias, Robinho voltou para o Santos, brilhou e foi novamente ao exterior, aliás um dos casos que todos esses nomes pensam em repetir.
A imprensa encobre isso, sempre incobriu, sempre quis manter o nome do jogador acesso, mas são poucos os que percebem realmente que tudo é uma questão financeira, hoje posso dizer com toda convicção que os grandes craques não se importam com o amor pelo futebol e sim com a aparência q eles vão ter nos gramados.

Colaboração e fonte de ideias: Luciano Alves

0 comentários:

Postar um comentário