sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro: Catastrófe prevista e aumentada ao longo dos anos?


Há pouco tempo saiu no noticiário da Rede Globo de televisão que existiam aparelhos que poderiam ter previsto tamanha destruição que as enchentes provocaram e que esses pertencem ao governo do Estado do Rio, o único problema é que não haviam profissionais suficientes para ficarem vigiando todo o Estado...o efetivo cobre apenas a capital.

Pois bem, outra informação que saiu ontem na Rede Record foi que a população teria sido informada que uma repressa teria que ser aberta para haver o escoamento, já que esta não aguentaria tamanho volume d'água. Os habitantes foram informados 24h antes das comportas serem abertas mas parece que a população num deu muita atenção ao aviso porque houveram muitas mortes e feridos como também a cidade num estava parecendo que estava sendo evacuada...Uma moradora disse: "...realmente passaram avisando mas num disseram que iria ser tanta água".

Muitos jornais começam a fazer perguntas frequentes quando ocorrem tais problemas, fazem problemas do tipo "Quem é o culpado?" ou "Teria como evitar?" e geralmente a culpa cai em cima do governo que não preveniu tal situação e também em cima dos chamados "problemas sociais" afinal, as pessoas estavam naquelas áreas de risco porque não tinham para onde ir.

Porém ocorre um fato bastante peculiar a se observar:
Petrópolis, por exemplo, é uma das cidades mais procuradas para se ter uma casarão pelos ricos da região dos estados do RJ, SP e também MG. Estes foram um dos muitos afetados e que perderam seus familiares e seus patrimônios nas enxurradas que ocorreram na região. Agora me explique uma coisa: Essas pessoas não tinham para onde ir? Afinal eles poderiam construir uma casa em qualquer canto mas por que escolher logo uma área de risco?

Agora, meus caros, entra um poder que atua naquela região (e creio em todo nosso país) que é a corrupção e em certos casos a omissão. Vejam desse ponto: Para se construir qualquer casa ou edifício é necessário que ocorra uma vistoria da prefeitura no local por medidas de segurança (para saber se a área é de risco veja só...) entre outros processos legais. Se ocorreram tais vistorias por que aquelas habitações estavam de pé? Afinal não era uma área de risco a encosta do morro desprovido de vegetação (já que é esta que segura a terra muitas das vezes)? Não era uma área de risco você colocar algo perto das margens de um rio que, obviamente, está sujeito ao aumento do seu volume? Observem bem...

E se aquilo foi autorizado por um profissional (creio que uma pessoa desta nem possa ser chamada assim) que recebeu um troco para permitir?

E se aquilo foi permitido porque traria mais impostos a cidade ou rendas de qualquer outro meio e o fiscal foi mandado autorizar a construção para ganharem mais um contribuinte?

E se aquilo não tivesse conhecimento dos proprietários, que confiaram suas indústrias e o mais importante suas FAMÍLIAS ao aval desse tipo de gente?

Agora, é claro que tal catastrófe também tem suas consequências (bem maiores) para as pessoas necessitadas que estavam lá devido a série de problemas que o nosso país tem (estes todos sabemos de cor)... O que me dói é saber que o estrago poderia ter sido bem menor se não houvesse omissão das autoridades em deixarem tais pessoas viverem daquele jeito, afinal é bem mais fácil jogar o problema de lado do que tentar resolvê-lo. Como também me comove que certas pessoas aceitem mixarias sabendo que várias vidas estão em risco porque ela, simplesmente, permitiu que aquilo ocorresse.

E só mais uma coisa: Por que a ajuda do governo Federal foi tão rápida e eficaz em relação a verbas para ajudar as regiões afetadas (780 milhões para ser mais exato e está vindo mais dinheiro de empréstimos que o Brasil está fazendo) e para quando três estados nordestinos estavam tendo os mesmos problemas a ajuda foi tão demorada e precária? Dou graças a Deus que os políticos se importam com seu povo porém não deveriam ter preferências em relação a regiões... Por favor não gostaria de polemizar isso como também não é culpa do povo da região, só gostaria de dizer que deveríamos deixar de ter políticas hipócritas que insistem em favorecer o rico e esquecer do pobre e ajudar a todos e não só a alta classe da sociedade brasileira.

Que Deus abençõe a todos aqueles que passaram por esta tragédia e pode não parecer, mas vocês irão conseguir atravessar todos os obstáculos .
Vocês são guerreiros.

0 comentários:

Postar um comentário