sábado, 19 de fevereiro de 2011

The Beatles, a História por trás de Todas as Canções.

Bem, esse livro é um gosto bem pessoal. Simplesmente adoro os Beatles, ouço eles desde quando estava na barriga da minha mãe (literalmente), pois meu pai que é um beatlemaníaco de carteirinha sempre colocava pra minha mãe escutar para que, segundo ele, "eu pudesse saber o que é música boa". Ele me deu de presente esse livro, que há muito eu "paquerava" com ele, e pra quem gosta dos caras é uma boa dica pra saber mais a origem de suas músicas.
O livro conta as histórias por trás das canções, como o próprio título sugere, e define como as músicas foram escritas e gravadas pelos Beatles. Ele trata do "onde, como e porquê" das composições e tenta rastrear o caminho da inspiração até a fonte.
Dito isso, este não é um livro sobre como as canções foram gravadas nem sobre quem tocou o quê, em qual sessão.
Este também não é um livro que explica o que os Beatles "realmente queriam dizer". Apesar de mostrar a origem de muitas canções e fazer referências a fatores psicológicos que, acredito, influenciaram na composição, a interpretação nem sempre pode ser a mesma pra a mesma canção.
O que o autor tentou fazer foi simplesmente contar a história de como cada canção surgiu.
A fonte principal do autor foram as palavras dos próprios Beatles. Ele teve a sorte de conhecer John e entrevistá-lo com Yoko no escritório da Apple, pouco antes de Imagine ser lançado.
Particularmente, quanto mais eu leio mais eu me encanto e me impressionam com as histórias das canções, que são singulares, assim como o quarteto que marcou não só a sua geração, mas o seu legado dura enquanto durar a música, acredito eu. É por isso que vale a pena ler este livro. Ele pode ser o mais próximo que chegaremos de entender como os Beatles fizeram a mágica de suas composições.


1 comentários:

Antonio Carlos .'. disse...

Boa noite! Estou escrevendo um TCC sobre os Beatles e procuro material a respeito das referências de suas canções aos grandes acontecimentos políticos-sociais da época. Este livro possui tal aspecto? Grato.

Postar um comentário