domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sem palavras... Quanto mais um discurso...


Falei bem do filme devido à critica, agora irei falar melhor ainda pelo meu ponto de vista. Se desejar ler meu comentário um pouco antes da estréia deste filme confiram aqui:

O que dizer... Assisti ontem (19 de fevereiro de 2011) o filme intitulado "O Discurso do Rei" com expectativa, por ser o que recebeu mais indicações ao Oscar deste ano, porém não esperava me emocionar com uma história de tamanha simplicidade. Surpresa... Talvez tal palavra consiga ser o significado que muitos irão expressar e a maioria irá sentir ao ver tal longa, tão bem encarnado por atores como Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter, com atuações esplendorosas...

A mensagem que o filme traz é totalmente explícita pelo personagem gago "Rei George VI" de Firth, quando este tem um acesso de fúria provocado pelo seu amigo fonoaudiólogo (Rush) quando este pergunta (prometo que não terão spoilers aqui, tal cena só é realmente impactante assistindo o filme, então vá lá conferir no cinema!) "Por que eu deveria escutá-lo?" que o Rei responde prontamente e com um berro "Porque eu tenho uma VOZ!!!".

Todos nós possuímos uma voz (por favor, quando eu digo uma "voz" significa uma opinião, um jeito de pensar e de ser, e o mais importante, de se expressar). Perceberam a mensagem passada? A sutileza com que tal assunto é tratado em certas cenas e ao mesmo tempo que o Diretor lhe joga isso no rosto mais tarde são feitos com tamanha dedicação e maestria que tiveram momentos que fiquei sem pensamentos, apenas mergulhado no mundo que Tom Hooper (Diretor) nos apresentava na tela.

Não irei entrar em muitos devaneios que geralmente sinto quando vejo algo tão bom (e o melhor, simples) na sétima arte. Apenas irei deixar algo para se pensar: Por que em nossa sociedade atual, um filme deste possui tamanho impacto? Quem de nós já se sentiu como o protagonista algumas vezes...? Creio que quem assistiu (e absorveu a idéia) saberá bem do que estou falando. E quem não teve a opotunidade e se interessou pelo filme e pelo assunto que este maneja de forma tão bela, procure vê-lo o quanto antes e abra a mente para o que este passa para todos nós.

Foi merecida o número de indicações que "O Discurso do Rei" recebeu este ano para o Oscar e creio que ele não sairá da maior premiação do cinema mundial com as mesmas indicações, e sim, com algumas belas estatuetas.

Acabou que o título da matéria ficou meio sem sentido, eu tinha mais palavras do que imaginava sobre esse filme...

0 comentários:

Postar um comentário