sábado, 12 de março de 2011

Governo japonês diz que a explosão na Usina Nuclear não atingiu o reator.

(Fumaça se erguendo da usina Nuclear no dia de hoje, 12)

Parece que o nível de radioatividade está caindo (estava 1000x superior ao normal na sala de controle do reator 1, onde houve a explosão). O contêiner do reator nuclear da usina de Fukushima, onde ocorreu uma explosão neste sábado (12), não foi danificado, segundo o governo japonês.

O governo havia aumentado o cordão de isolamento da área de 10 para 20 km de extensão em torno da usina. O primeiro-ministro Naoto Kan pediu "calma" à população que vive em torno da usina e disse que o governo fara "todo o possível" para proteger a saúde dos habitantes. Segundo ele, o terremoto e o tsunami são um desastre natural "sem precedentes".

O canal público NHK aconselhou aos japoneses que permaneçam em casa, fechem as janelas e não tomem água da torneira para prevenir a radiação.

A Tokyo Electric Power (Tepco) também alertou sobre o risco de uma interrupção da eletricidade na capital, Tóquio, e nos arredores, em função dos danos causados pelo terremoto nas centrais de fornecimento da região. A companhia aconselhou aos cidadãos que reduzam o consumo de energia.

Agradecimento: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário