sábado, 2 de abril de 2011

Desafio Leitura Nacional


Aceitando o meme da Kel do ItCutura irei responder ao questionário que ela colocou no seu site.

Lá vai:
1) Quantos livros nacionais há na sua estante?
Atualmente estou lendo "O Triste Fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto para a escola (é bem entediante para dizer a verdade... Não sou muito chegado nesse estilo de literatura). Já li várias obras de autores nacionais como José de Alencar, Machado de Assis (os clássicos obrigatórios né). Tenho na minha estante de nacional apenas "Existe Outra Saída Sim" de Rachel de Queiroz e "O Nome da Águia" de Alexandre Lobão, ambos ótimos

2) Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?
Comprei na "Siciliano" de Fortaleza há mais de um ano. Foi o "O Nome da Águia" de Lobão, já mencionado.

3) O que achou dele?
Gostei DEMAIS. Possui uma trama envolvente e as pesquisas históricas são impecáveis. Com isso a obra conseguiu envolver dois aspectos que gosto bastante: História e uma trama fantasiosa que parece até possuir uma lógica quando você olha pela visão do autor que mistura o real com sua ficção.

4) Dentre os livros que você já leu, qual mais te desagradou e qual mais te surpreendeu?
Hummm... Bem desagradar atualmente o "Policarpo Quaresma" está fazendo isso divinamente bem. Agora surpresa... Necessita ser nacional mesmo? Li um do Carl Sagan tão bom um dia desse, o nome era "Dragões do Éden", aconselho mesmo. Nacional... Talvez "O Guarani" de Alencar, não por ser diferente ou marcante, mas pelo tom muito fantasioso que o autor deu ao personagem principal "Peri", foi algo que eu não esperava, mesmo. "O Nome da Águia" também merece destaque pelos motivos que já citei acima.

5) O que você acha que falta aos autores nacionais para que a barreira de preconceito aos leitores seja vencida?
Primeiro: um bom tipo de mídia de propagação de sua obra, porque atualmente nada vai para frente sem um pouco de boa publicidade envolvida (o que seria "Harry Potter" ou "Eragon" sem à mídia envolvida no processo de "espalhar a novidade aos quatro ventos") isso claro sem querer desmerecer os autores que fizeram obras magníficas e que eu possuo.
Segundo: Apresentar algo inovador. Saber o público que você deseja influenciar é essencial nesse aspecto, para focar sua idéia em um tipo de pessoa.
Terceiro: O brasileiro perder essa mania de achar que apenas o que vem de fora presta (só lembrando que nos EUA e na Inglaterra também existem escritores ruins, a diferença é que não temos conhecimento destes por eles nunca conseguirem chegar aqui, logo para os outros países só vai o que faz sucesso e, consequentemente, se torna bom). Isso ainda existe em grande quantidade aqui no Brasil, porém vem diminuindo, graças à autores como Eduardo Spohr ("A Batalha do Apocalipse") e Lobão ("O Nome da Águia") que sabem os seus públicos e amam o que faz. Houveram até rumores que certos estúdios de Hollywood desejavam adaptar a história de Lobão para o cinema.
Bem acho que é só isso.

6) Cite três livros que você pretende ler em breve:
"Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis, Vol.II" (George R.R. Martin)
"O Poderoso Chefão" (Mario Puzo)
"Fundação" (Isaac Asimov)

7) Indique 5 blogs para responder a esse desafio:

Bem... Acho que respondi o desafio como deveria. Agora, caso os meus colegas queiram postar suas opiniões, façam-se à vontade. Essas expressam as minhas (claro). Iria ser ótimo vê-los fazendo esse desafio também, assim como nossos leitores que podem colocar o que acham desse tema nos comentários, logo aqui embaixo.

1 comentários:

Entre Fatos & Livros disse...

Adorei! Ainda não tinha esse selinho! Obrigada!

A literatura nacional está mesmo de parabéns! Em minha opinião, só falta uma boa divulgação.

BjoO
pri
Entre Fatos e livros

Postar um comentário