sábado, 30 de julho de 2011

Será que estamos vivenciando uma Nova Ordem Mundial 2.0 ocorrer?

Já faz um tempinho que não falo de política por aqui e com todas essas crises financeiras ocorrendo no planeta, acho propício informar um pouco do que ocorre e do que podemos esperar quando a tempestade passar.

Para começar: Estados Unidos da América.

Meu caros, preparem-se para ver um dos maiores "pega pra capá" da história. A data: 2 de Agosto, parece vir acompanhada com um presságio de apocalipse econômico aos EUA. "Republicanos" que dominam o Congresso e "Democratas" no poder Executivo (na figura de Obama) possuem diferentes modelos para contornar a dívida de 14 TRILHÕES DE DÓLARES do país. Não irei fazer como os "Jornais", que para dar dimensões de valores, nos informa quantos carros populares (leia-se: Gols 1000) poderiam ser comprados com um certo valor (geralmente com prêmios da MegaSena quando acumula e que o coitado do brasileiro nunca verá em sua vida). O próprio nome TRILHÃO já tem um poder sonoro que dá até medo e nos informa o quão alto é o valor... Agora multiplique por 14 vezes e você verá o motivo do stress lá nos States.

Se o Estados Unidos não arranjar uma maneira de contornar isso até o 2 de Agosto, ele ficará oficialmente incapacitado de pagar a dívida externa e receberá o nome de "caloteiro" pela primeira vez na história. Medidas de aumento de juros e cortes nos programas de ajuda social são discutidas pelos políticos de lá (que estão trabalhando até nos finais de semana para ver se resolvem esta loucura. Imaginem se fosse no Brasil... Ou melhor, não é necessário imaginar. Lembrem-se de alguns anos atrás, quando o FMI estava comendo o trabalhador nacional vivo, pedia sobremesa e os nossos pareciam estar alheios à tudo o que sofríamos). Porém, por não entrarem em sintonia, parecem estar guiando o país deles ao buraco. Talvez vivamos para ver a "Roma" do século 20 dar espaço para outra superpotência em pouco tempo (e esta vem com um rosto de olhinhos puxados "if you know what i mean...").

E agora: União Européia.

Lembrar que por ser uma "União Econômica e Monetária", ela possui uma economia integrada e que possui muitas vantagens no trato comercial e também no de pessoas. Porém, como tudo na vida, existe um lado bom e um ruim. O ruim é: Quando um entra em crise, afeta a credibilidade de todos e a moeda única (o Euro) acaba sofrendo juntamente.

Apesar do bom padrão de vida que existe pela Europa, percebemos vários problemas sociais que foram causados pelo excesso dos programas de assistência ao trabalhador. Estranho, não? Parece até uma inconsistência. Como algo que supostamente ajuda provoca o mal? Deixe-me explicar: Os serviços públicos são tão bons e a proteção aos funcionários são tão "eficazes", que o dinheiro para fazer a manutenção destes é extremamente alto. Associado com isto, a indústria é tão desenvolvida que a tecnologia acaba substituindo a mão-de-obra, consequentemente diminuindo a oferta de empregos. Um bom exemplo atual deste paradigma é a Espanha que está com uma taxa de desemprego absurdamente alta.

Além destes problemas, a economia também se encontra na corda bamba. Há poucos dias a Grécia informou que estava impossibilitada de pagar sua dívida externa, que era equivalente a 1,5 do PIB do se país. Como medidas de emergência, a UE fez planos de ajuda aos gregos, além destes informarem que pretendem fazer com que a dívida seja congelada por alguns anos (o que alguns economistas chamam de "calote disfarçado").

Movimentos extremistas começam novamente a ter voz (infelizmente). Políticos com características obviamente fascistas já elevam vozes em parlamentos europeus. Atitudes que dizem para expulsar o estrangeiro e medidas preconceituosas disfarçadas por palavras belas e de efeito procuram seduzir os locais que, antigamente, sofreram as influências da extrema direita. Para ilustar tais efeitos, temos o atentado que abalou a Noruega há pouco tempo. 77 pessoas morreram devido aos ideias (se é que podemos chamar tais insanidades de ideal) de um louco. Este fez um manifesto de mais de 1000 páginas dos motivos que o incentivaram a tal ato, dizendo que o multiculturalismo era um dos culpados do baixo desenvolvimento de certas regiões... O que mais entristece é saber de certos políticos de algumas partes da Europa, que abriram suas bocas para dizer que APOIAVAM certas ideias deste radical.

O mais importante é que o povo não deixe que tais absurdos voltem a ser aplicados. Que continue a se erguer contra as injustiças e façam como os noruegueses, que saíram em massa de suas casas após este atentado, segurando rosas pelas vítimas e para relembrar ao mundo dos extremismos da 2° Guerra Mundial e suas consequências em nosso mundo.

4 comentários:

Júnior disse...

Excelente postagem, meus parabéns.

São em momentos de crise que movimentos fascistas cresem e ficam populares. Estamos em uma época um pouco parecida com a época de entre guerras, onde o mundo viveu uma grande crise, marcada pela Depressão de 29. O game agora é ficar em alerta, pois para nascer um novo Hitler do séc. XXI é bem facim...

Anônimo disse...

Postagens especiais do Curioso Inovador. Sabe, até que eu tô gostando disso. O que tem pra amanhã?

V.A.Magalhães disse...

Muito obrigado! Vcs não sabem como esse retorno é importante para nós XD

Eu não direi o q tem para amanhã por dois motivos:
1°: é legal guardar surpresa e
2°: eu num sei XD pq a postagem não será feita por mim kkkkkkkkkkkk aguarde!

Gabrielle Figueirêdo disse...

Gostei muito da postagem vitor.Muito Embasada e bem esclarecedora!
Parabéns meu futuro jurista!hehe

Postar um comentário