terça-feira, 2 de agosto de 2011

[EcoPost] Bill Gates e a Revolução do Banheiro!

                                         
Já imaginou ter um vaso sanitário que transforma os seus dejetos sólidos(é isso mesmo que você tá pensando,seu cocô) em energia? Pois é, Bill Gates,o cara que inventou a Microsoft,agora irá custear um projeto para transformar o nosso banheiro comum em autosuficiente e ecologicamente correto.O objetivo do projeto é desenvolver novas tecnológias para o processamento de dejetos humanos sem qualquer ligação à linhas de água,energia e esgoto.Para Bill Gates, essa deve ser a privada ideal para países em desenvolvimento pois certas regiões carecem de saneamento básico, e como ela é autosuficiente, este se torna desnecessário,sem contar que ele pretende lançá-la no mercado a um preço bem camarada.

A tarefa de construir essa belezinha revolucionária ficou para uma equipe de cientistas e Engenheiros da Universidade de Tecnologia de Delft,na Holanda,coordenados pelo professor Georgios Stefanidis.
"Vamos aplicar a tecnologia de micro ondas para transformar os dejetos humanos em eletricidade. A partir desta inovação, pretendemos idealizar o design e construir um protótipo modular para um banheiro completo que satisfaça as urgentes necessidades do mundo em desenvolvimento," afirmou Stefanidis.
Inicialmente os dejetos humanos serão secos. Em seguida, os resíduos sólidos serão gaseificados utilizando plasma, criado por micro-ondas em um reator apropriado.
Este processo vai gerar o chamado gás de síntese, uma mistura de monóxido de carbono (CO) e hidrogênio (H2). O gás de síntese será então usado para alimentar um conjunto de células de combustível de óxidos sólidos (SOFC: solid oxide fuel cell) para a geração de eletricidade.
"Para que o processo seja energeticamente auto-suficiente, parte da eletricidade produzida será usada para ativar a gaseificação a plasma, enquanto o calor recuperado do fluxo de gás de síntese e dos gases de escape das células de combustível será usado para a secagem dos resíduos," explica o pesquisador.

Bom,enquanto os cientistas trabalham lá na Holanda para prepararem as privadas do futuro,eu fico aqui em casa com a minha velinha mesmo!
E vocês?Encarariam esta super privada?
Até mais um EcoPost!

1 comentários:

Beatriz Gosmin disse...

HAHAHAHA

Só faltava essa mesmo!
Privada que transforma nossos degetos em energia!

hehehe.

Beeijos!

Postar um comentário