sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Rick Riordan, autor do livro que leva o nome do post, achou interessante misturar a mitologia grega nos dias atuais, e nada mais lógico do que ter como protagonista um garoto semi-deus (no livro denominados "meio-sangue", já que não existe somente ele como resultado das "puladinhas de cerca" dos deuses) de 12 anos de idade.

Apesar da trama ser conhecida e clichê, como também por possuir vários elementos de outros livros de sucesso, é uma ótima literatura, principalmente por ser leve (algo necessário para atingir tal público), e consegue cumprir o que deseja: nos diverte. A saga completa é composta de 5 livros e é denominada: "Percy Jackson e Os Olimpianos". Juntos venderam mais de 9 milhões de exemplares pelo mundo e conseguiram criar uma legião de fãs infanto-juvenis. Ainda vou começar o segundo: "O Mar de Monstros".

Não desejo dar spoilers aqui, logo se quiserem evitar o próximo paragráfo... Não serei muito especifico, porém tem gente que não gosta nem quando falamos com este tom e tomando este cuidado.

Apesar de ter gostado, existem algumas coisas que não aprovei. Alguns aspectos que não gostei foi o modo como o autor coloca os desafios de forma rápida e de aparente "monstruosidade" se tornarem simples e de fácil solução. Não existe aquele "senso de urgência" necessário em um livro deste gênero (algo que o autor desejou fazer estipulando datas, entretanto seus personagens pareciam não ligar muito para isso). Percy, aparentemente, já consegue resolver grandes problemas com sua tenra idade e quase nenhum treinamento que grandes heróis da mitologia grega deram seu suor e sangue, associados com um treinamento árduo, para superar tais desafios. Não quero ser ridículo aqui e começar a comparar referências gregas que Riordan utilizou para criar seu enredo com a verdadeira mitologia grega. Mas, o fato que um moleque franzino de 12 anos sem treinamento, conseguir destruir um dos maiores seguidores de Hades (deus do submundo grego) com UM ÚNICO GOLPE e sem ter enfrentado nenhum desafio anteriormente é um pouco demais, até mesmo para um "semi-deus". Associado com este fato, a trama é um pouco rasa e LOTADA de elementos de outros livros de fantasia modernos que fazem sucesso, que o autor deliberadamente sugou, sem piedade.

Talvez eu esteja sendo um tolo e o livro se revele algo mais profundo do que li até agora (somente o primeiro). Espero que Riordan amadureça sua ideia nos próximos e me surpreenda com algo além de nossa visão de 1° pessoa (na de Percy, mais precisamente) em que ele se propõe a narrar seu conto.

Os pontos positivos também existem. Apesar da trama ser rasa (até agora), esta é divertida e possui toques de humor bem espontâneos. Um dos fatores que o escritor fez e que rendeu várias críticas negativas, eu achei genial: ele não informava muito sobre os seres e deuses, levando o público, que não conhece nada daquele mundo mitológico, desejoso de ir atrás de certos motivos, amores e "picuinhas" existentes entre os "Olimpianos". Ele não se tornou "chato e explicativo". Várias situações, por estarem situadas em 1° pessoa, e o personagem de Percy possuir certo conhecimento sobre tal mundo (devido ao seu mestre, que futuramente se revela outro ser mágico), acabam nos chamando para conhecer um pouco mais do mundo grego e até mesmo a sua Teogonia.

No geral, é uma boa obra que ainda precisa ser lapidada. Pretendo voltar a comentar por aqui a medida em que for lendo os livros e achar relevante seu desenrolar. Até a próxima.

P.S.: Aprendi algo com este livro: Se um deus(a) desses bater na sua porta querendo fazer uma "rapidinha" e te prometendo mundos e fundos use métodos contraceptivos!!! Eles acabam tendo um filho seu e deixando na porta (caso seja uma deusa) ou como dizemos aqui no Ceará: te deixando buchuda (caso seja um deus), com um comedozim de rapadura para criar... Não pagam pensão alímenticia, escola e seu filho ainda será perseguido por monstros... É uma beleza... Apesar de tudo: Afrodite, estou solteiro hein!

P.S. 2: O filme não tem muito a ver com o livro. Os fãs odiaram, mas lembro de ter visto este filme no cinema (sem nem saber que era vindo de um livro) e achei bem engraçado. OK: Achei muito corrido e com uns efeitos especiais... Feitos com 10 reais talvez? Mas dá para assistir sim. Principalmente pelo toque de comédia do ator que faz o fauno e da beleza, apesar de estar meio crua neste trabalho, da atriz que faz a amiga de Percy e descendente de Atena, Annabeth.

5 comentários:

Beatriz Gosmin disse...

Oii!

Li toda a série e apaixonei pelo Rick!

Bom, concordo em partes com você, há coisas que um garoto de 12 anos e sem treinamento nao poderia fazer =, mas, ele é um semi-deus!

O filme eu ODIEI.
A protagonista morena? Ahh não...

E eles com cara de 16 anos? Assim não dá! E a profecia? Se realizará quando tiverem 30 anos? aff.

Agora eles inventaram de fazer o segundo filme. Quero só ver porque eles já deram um mal pontapé inicial.

Indico que leia toda a série, é muito boa. (Só não gostei do final).

Beeijos

Bia | Blog Livros e Atitudes

Anônimo disse...

Ainda bem q vc n fez referência com Harry Potter, Victor ¬.¬
O primeiro n é lá tb essas coisas, o melhor é com certeza o terceiro livro =)

Karoline e Manuela disse...

Victor, quem precisa ser lapidado aqui é vc! Vai ler os outrso livros em vez de falar mal do primeiro. Tu nem sabe a história que vai vir adiante e já fica criticando! Eu disse que a Amanda não devia te emprestar O Mar de Monstros. VC NÃO MERECE!

V.A.Magalhães disse...

kkkkkkkkkkkk karol vc anda muito nervosa... Parece até q não leu os pontos bons q mencionei depois kkkkkkkk Take it easy baby karol! XD

V.A.Magalhães disse...

kkkkkk eu esqueci de mencionar o HP amanda!!! XD

Postar um comentário