quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Propaganda da Nissan (Pôneis Malditos) é processada pelo Conar

Lembra daquela propaganda da nova Frontier? Se não, confira o vídeo:





Essa propaganda tem sido amplamente questionada. A campanha publicitária da Nissan: " Você quer uma picape que tenha cavalos ou pôneis? " tem feito muito sucesso entre os internautas. Se você tiver tido a curiosidade de ver quantas visualizações esse vídeo possui, deve ter percebido que elas já passam de 5 milhões e meio. Não é só no youtube, mais uma vez as redes sociais estão envolvidas. Apesar do sucesso com o público, algumas pessoas se sentiram ofendidas pelo conteúdo da propaganda. Segundo o jornal "O Estado de S.Paulo" o que gerou essa insatisfação por certa parte da propaganda foi a associação dos pôneis (ícones infantis) com a palavra malditos.Sem falar na "maldição" lançada pelos pôneis (apenas na versão do vídeo). Isso fez com que os que se sentiram ofendidos acionassem o Conselho que rege a ética na propaganda, chamado Conar. O assunto tem sido amplamente debatido e o Conselho avaliará a peça, em 30 dias.

Como sempre e do mesmo modo que acontece para toda situação neste mundo, existem aqueles que são a favor e os que são contra. E qual o veículo de divulgação de opniões no século XXI? Isso mesmo, é a internet, e principalmente nas redes sociais. Muitos criticam a posição tomada pelo Conselho em querer dar continuidade ao processo, alegando que o conteúdo da propaganda é um artifício meramente humorístico. Outros (porém em uma assustadora minoria) concordam com as razões do processo e dão razão ao Conar.

Independente do resultado da avaliação, é inegável o sucesso e a repercussão que a propaganda obteve por parte do público. Se o objetivo dos publicitários era que a propaganda tivesse a maior repercussão possível, acho que eles eles foram bem sucedidos. Acho que agora todos conhecem a nova Frontier né? Mas até onde a propaganda pode ir para obter esse tipo de resultado?

9 comentários:

Wellyngton Melo disse...

O Objetivo principal desta propaganda foi alcançada, que era fazer com o produto tratado no vídeo fosse divulgado e continuasse na cabeça dos que a viram. O Produtor apenas usou elementos que faz uma certa analogia em relaçao ao fraco e ao forte; e, para mim não vejo mal algum em usar esses artifícios.

Gabrielle Figueirêdo disse...

Aí meu Deus,essa musica não sai da minha cabeça!

Lins disse...

Acredite, isso não acontece só com você, Gabrielle.

Beatriz Gosmin disse...

Depois que vi essa propaganda eu acordo cantando 'pôneis malditos' todos os dias.

E de dia, e no almoço... É viciante.

Acho que realmente tem uma maldição nesta propaganda, todos ficaram vidrados na musica, tanto que 'poneis malditos' ficou no top do twitter por mais ou menos 3 dias.

Parabéns a mente criadora disso, eles conseguiram fazer com que as pessoas guardassem para sempre a propaganda...
rsrsrs

Beeijos!

Bia | Blog Livros e Atitudes

Allan Sobreira disse...

Ao meu ver, também não achei problema algum no artifício usado pelos publicitários, na verdade achei até engraçado. (Eu ri muito!)
Mas acho que até entendo o lado dos que ficaram insatisfeitos, e eles tem todo o direito de lutar pelo que acham certo, não concordam?
Agora só resta ver no que vai dar esse processo...

Anônimo disse...

Meu deus, n vi problema algum nessa propaganda, n sei pq continuar com isso.

Unknown disse...

Os pôneis malditos são engraçadíssimos, mas nesse mundo sempre vai ter alguém que não tem nada pra fazer da vida e quer implicar... normal. :s

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Anônimo disse...

Achei a propaganda divertida, engraçada e diferente, acredito ser uma propaganda bem melhor do que essas que utilizam mulheres quase nuas!

Unknown disse...

Detesto essa propaganda!! ¬¬ rsrs

Beijos
Ann G. anngominho.blogspot.com

Postar um comentário