sábado, 13 de agosto de 2011

"Super 8" é uma memória dos filmes de ficção científica nos anos 80.


Assisti ontem o filme dirigido/escrito pelo pupilo de Spielberg (que foi produtor), J.J. Abrams, que não deixa de carregar os traços do seu mestre. Não querendo dar spoilers, tentarei ser o mais genérico possível em minhas considerações, mesmo assim não garanto nada se eu me empolgar.

O filme tem como "ínicio" ou "plot" um grupo de garotos que desejavam apenas fazer um filme para o festival de cinema amador no fim da década de 70. Com características (e estereótipos ícones da época em que se passa o longa), cada um possui uma função na tal película, filmada por uma câmera modelo "Super 8". Ao gravarem em uma estação de trem, estes aproveitam o que um deles chama "valor de produção" e filmam quando um trem estava passando... No meio da filmagem, o trem sai da linha (não direi o motivo) e "algo" é filmado pela câmera esquecida, devido ao pensamento de "run for your lifes" que era mais atrativo ao pessoal quando percebem um trem de 1 bilhão de toneladas em fogo e voando em sua direção.

Fazendo referências sutis e com técnicas de filmagem herdadas de Spielberg, J.J. consegue camuflar este "algo" até bem depois da metade do filme, enquanto só vemos partes, atos ou sombras da "coisa". Lembrei-me muito do "Tubarão" de Spielberg, onde o monstro só aparece realmente após a metade do filme, algo que nunca foi considerado um "problema", principalmente devido a trilha sonora inesquecível de John Williams, que já possuía a capacidade de nos deixar nervosos.

Fiquei grato pela homenagem aos gêneros de ficção científica dos anos 80, o próprio filme tem um ar desta época (afinal, se passa na quase entrada deste período). A trama não é algo novo (para falar a verdade, é bem clichê) porém, isso não quer dizer que o filme não presta... Afinal, o mundo do cinema é feito de clichês se pararmos para pensar. Roteiro bem fechado, filme bem dirigido, atores mirins que funcionam e que conseguem carregar o fardo do protagonismo e efeitos visuais maravilhosos (a cena do acidente, mais ou menos no começo, já vale o ingresso), tornam este filme uma boa pedida para o fim de semana.

Dou um 8,8 ao filme do Abrams e digo ser uma ótima diversão!

P.S.: Qualquer semelhança com o E.T. de Spielberg é mera coincidência.

2 comentários:

nanuka disse...

Cresci assistindo aos filmes do Spielberg! E não vejo a hora de assistir a este filme! Este P.S me deixou ainda mais curioso!

Luara Cardoso disse...

To doida pra ver esse filme! Adoro ficção científica. *-*

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Postar um comentário