sábado, 17 de setembro de 2011

"O Vencedor" é um soco no estômago.

"The Fighter", dirigido por David O. Russel, e vencedor de dois Oscars do ano de 2010 (melhor ator coadjuvante por Christian Bale, que está MUITO diferente do que é na franquia "Batman" e melhor atriz coadjuvante por Melissa Leo) é um filme que possui uma carga emocional muito grande. Além dos espectadores se envolverem bastante com as histórias entrelaçadas dos dois irmãos boxeadores Dicky (Christian Bale) e Micky (Mark Whalberg), tal trama envolve tantos aspectos que você fica abismado de ser algo baseado em uma história real.

O filme nos introduz como se fosse um documentário da volta de Dicky aos rings, após muitos anos. O problema é que a suposta produção da HBO na verdade é sobre os efeitos do crack na América (EUA) e tomam como exemplo este lutador que largou tudo pelo seu vício.

Ao longo do filme vamos nos emocionando, pois seu irmão (Micky) também é um grande lutador e o protagonista supostamente deveria ajudá-lo com seu fardo, passando sua experiência e o treinando. Porém, ocorrem decepções atrás de decepções e achamos que o irmão irá desistir de tudo por sua família colocar tanto peso em suas costas, por seu irmão não ajudá-lo como deveria devido ao maldito crack, por ninguém ver o seu lado do "corner", se utilizarmos a linguagem do boxe. 

É uma película cheia de reviravoltas e com uma mensagem extremamente bela. Percebemos que os valores e a vontade pessoal, se realmente fortes, superam tudo. Existe um trecho do filme que achamos que o ciclo iria recomeçar e perderíamos o protagonista novamente mas acontece algo tão... tão... altruísta que todos ficamos abismados com tais ações que este toma pelo seu irmão mais novo. Lembro de um poema que vi no filme "Invictus", no qual possui um trecho que exprime bem o sentimento do personagem creio (vocês irão ler quando eu postar sobre o mesmo, posteriormente).

 Um filme que recomendo bastante e que tem como plano de fundo o mundo do boxe surbubano no meio dos anos 80 nos EUA. Vale a pena assistir esse exemplo de superação, que não se torna um filme arrastado, pois existem lutas e conflitos internos ao longo de toda a trama. "O Vencedor" merece um 8,5 na minha humilde opinião.

0 comentários:

Postar um comentário