sábado, 3 de setembro de 2011

Steven Paul Jobs - As varias faces do garoto que virou executivo.



Do garoto que largou a faculdade ao bilionário que inventou e reinventou o computador,em 40 anos Jobs recriou a si próprio.

Irei falar da carreira de Jobs bem resumidamente em duas fases.

PRIMEIRA FASE
Nosso querido amigo Steve nasceu no dia 24 de Fevereiro de 1955 na cidade de Sao Francisco,California.
Filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali,Steven foi entregue a adocao para que seus pais adotivos pagassem sua faculdade, até que foi adotado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul.
1972
 Em 1972, Jobs entra na faculdade e após seis meses de sua entrada ele desistou do curso,porém seu primeiro contato profissional com tecnologia ocorreu no inicio de sua adolescencia, aos 12 anos mais ou menos.

1977
Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak fundam a APPLE COMPUTER, em Cupertino, California e lancam o Apple I o primeiro Apple.
Em 1977, lancam o Apple II, o primeiro computador pessoal de sucesso comercial.

1980
Em 1980, a Apple abre o capital na Bolsa de Valores. Aos 25 anos e com acoes valendo cerca de US$ 4,44 Steven Jobs fica rico.
Em 1984, com o Macintosh ,a Apple lanca um sistema grafico, que foi copiado pela Microsoft, aquele lá o Windows,conhece? Pois é esse mesmo!

1985
Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, a empresa que ele próprio fundou o demitiu.
Em 1986, Jobs comprou a divisao de computacao gráfica Lucasfilm e rebatizou-a de Pixar Animation Studios que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação para desenhos animados.
Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story .
Em 1993, a Apple, sem Jobs, lanca um computador de mao chamado Newton, que foi um fracasso total e muito caro.
Em 1997, A fatia de mercado da Apple cai a 5%, Jobs reassume para salva-la.

SEGUNDA FASE
1998

Em 1998,Steve Jobs muda o visual de garoto rebelde ao executivo de jeans e blusa preta e de volta a Apple Jobs lanca o iMac.
O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (aquele bege toscao), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs vem trabalhando muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
Em 1999, usa o mesmo visual: Blusa preta, jeans e tênis para anuciar o iBook.
2001
Em 2001, Jobs reinventou a Apple ao inventar e lancar o iPod e a loja iTunes.

2004
Em 2004, ele enfrentou um câncer no pâncreas e teve que tirar uma licenca médica para o tratamento.
Em 2006, a iTunes vende 1 bilhao de músicas.É lancado o MacBook.

2007
Em 2007, a Apple passou a comercializar os chamados: iPhone com tecnologia de toque. Revolucionando o que chamamos de celular.
Em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G.
Em Setembro de 2008, no auge da crise imobiliaria as acoes da Apple valia cerca de US$ 6,1 bilhoes.
2009
Em julho de 2009, lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.
No mesmo ano, o cancer retorna e ele tira seis meses de licenca médica.
Na época, o motivo da licença foi mantido em segredo por cerca de cinco meses, mas no fim foi revelado que  se recuperava de um transplante de fígado.
Antes daquela licença, Jobs foi pressionado a revelar os motivos do seu exagerado emagrecimento. Ele culpou um "desequilíbrio hormonal" e garantiu que não havia nenhuma relação com o câncer de pâncreas curado em 2004.

2010
Em 2010, Steve Jobs lanca o iPad,a Apple passa a Microsoft em valor de mercado e tudo parece correr bem.

2011 - 2 dias depois de anunciar a sua deixa da Apple.
Em uma mensagem de despedida aos funcionários da empresa Steve Jobs teria dito:
"Sempre disse que, se chegasse o dia em que eu nao pudesse mais cumprir minhas obrigacoes e expectativas como presidente da Apple, seria o primeiro a informar vocês. Infelizmente esse dia chegou."


A saída de Jobs da presidência nao significa que na Apple ele nao pisa mais,pois ele agora é o presidente do Conselho Administrativo da Apple, ou seja, ele ainda poderá orientar algumas decisoes da empresa,continuará sendo o guru inspirador,ídolo e herói dessa geracao de inovadores. concerteza sua trajetória um dia será lembrada em livros ou filmes.

Nas palavras de Philip ElmerDeWitt :
"A maior criacao de Steve Jobs nao é o Mac, nem o iPod ou o iPhone. É a própria Apple."

4 comentários:

Lendo com a Mew disse...

Que matéria completa :o eu soube que o design do ipod estava criado desde os anos 80, mas na época não havia tecnologia o suficiente para levar o produto adiante.

Lins disse...

caramba, muito irada essa postagem! Muito boa mesmo! Não sabia de tudo isso sobre o Steve Jobs, tampouco que ele participou diretamente do toy story e da pixar animation!
Um cara pra ser admirado por milhões, ou melhor, bilhões de pessoas!

C.K. Joseph disse...

bacana esse lance do iPod eu nao sabia..sério mesmo..

Anônimo disse...

ELE, FOI UM GENIO, ADOTIVO DA CRIAÇÃO, E PASSOU POR DIVERSAS FASES, SEMPRE INOVANDO !!!!!!!!!

Postar um comentário