sábado, 29 de outubro de 2011

Mais uma opinião sobre o ENEM?

Pois bem, meus colegas já deram suas contribuições sobre o absurdo que foi este processo fraudulento denominado ENEM. Antes de começar, gostaria de informar que sou um dos prejudicados, pois fiz tal teste assim como mais de 3 milhões de brasileiros. Concordo plenamente em isto ser mais um exemplo que a logística do ENEM é totalmente falha (apesar de considerar uma ideia genial). Porém, gostaria de mostrar um ponto de vista que o povo brasileiro acaba por esquecer, ou que esquece por acomodação.

Redes sociais foram o palco de manifestações contra tal exemplo de corrupção, como também, de exemplos relacionados ao processo de difamações contra regiões de nosso país. Estas, as redes, mostraram seu efetivo valor na hora de mostrar o problema, porém foram um vetor extremamente desfavorável em algo que a sociedade brasileira possui, mas que na maioria dos casos permanece latente: o preconceito.

Esquecemos que o verdadeiro problema não é a prova ter vazado em uma região (algo que, agora soubemos, também vazou na região daqueles que se aproveitaram para mostrar seu lado inculto, porém não vem ao caso) e sim, que a prova foi posta "à venda" por algum membro do governo que nós, BRASILEIROS, colocamos juntos no poder. 

Esquecemos que a corrupção é um exemplo de generalização (infelizmente) em nossa nação e que precisa ser combatida. Para isso, educar politicamente todos os brasileiros se mostra necessário, brasileiros estes que aparentam "assistirem bestializados" os eventos ocorrerem em nossas casas e que apenas ficam murmurando quando aqueles que contratam, por meio de seus votos, deixam sua casa mais suja e emprobecida do que estava quando vão embora para dar lugares a outros contratados que insistem em persistir no "erro". A voz do povo, patrão que acaba por esquecer que os políticos são seus funcionários, se mostra baixa ao longo de nossa existência como nação e somente se sobressai quando, a mídia ou grupos que, não satisfeitos com o poder vigente, conclamam os milhões de patrões para as ruas a lembrarem que podem demitir se os funcionários fizerem algo errado e mandarem prender se estiverem roubando de suas casas, para logo depois incutir o esquecimento dessa possibilidade quando seus desejos são satisfeitos. 

Quando aprendermos que a verdadeira política se faz com a mobilização social e com a verdadeira voz do povo, chegaremos em um ponto que a união dos brasileiros será mais importante e bela do que tais exemplos ridículos, que demonstram seus problemas para com outras regiões de nosso país por meio de calúnias e difamações, que apenas agridem e não acrescentam em nada, pois críticas são bem-vindas em qualquer local decente, contanto que sejam CONSTRUTIVAS.

Me sinto envergonhado por todos aqueles que não percebem os verdadeiros problemas de nosso país e me sinto mais envergonhado por saber que sou um dos que contribuem para que o sistema continue corrupto como é. Fica a minha indignação e a minha vã esperança que um dia, conseguiremos mudar tal cenário.

0 comentários:

Postar um comentário