segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Maravilha Italiana do Audiovisual: Cinema Paradiso.

Finalmente saindo de uma árdua maratona de 7 dias seguidos de prova (isso mesmo... Também fiz provas neste sábado e domingo) e, chegando aos finalmentes nesta noite, com o último dos testes, resolvi voltar ao meu ritmo "quase" normal de posts. Peço perdão pela minha ausência, porém, até este ENEM, estaremos meio ocupados (quem disse que vida de estudante é fácil hein? Para mim, já deveríamos ter direito a aposentadoria).


Agora voltando ao que interessa: "Cinema Paradiso".

Escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, um dos maiores diretores italianos que já conheci e com uma trilha sonora simplesmente perfeita, composta pelo também italiano e maestro, Ennio Morricone (um dos top 3 de Hollywood na minha humilde opinião), tornam "Cinema Paradiso" um verdadeiro clássico merecedor de 5 estrelas. 

Prêmios do Oscar (Melhor Filme Estrangeiro em 1989), Globo de Ouro, Festival de Cannes, European Film Awards, dentre outros, apenas demonstram o quão prazeroso e belo é assistir essa obra quase metalinguística da própria sétima arte.

O filme traz a vida do cineasta bem-sucedido Salvatore di Vitto, que quando recebe um telefonema de sua mãe na Sicília, da qual não visita há 20 anos, informando a morte de seu grande amigo e mentor, Alfredo. Então a película relembra fatos que o garoto Totó (como era conhecido di Vitto) passa na pobre infância e como tinha um único meio de escapar, que era a sala de projeção do Cinema Paradiso, onde Alfredo (grande amigo de seu pai, que havia ido para à guerra) trabalhava. Neste espaço mágico, o menino descobre todas as magias que o cinema poderia oferecer e se apaixona por aquilo, virando um jovem sonhador.

Ao longo da trama percebemos o desenvolvimento do cinema junto com o garoto ao longo dos anos e vivenciamos problemas pelos quais os personagens e o cinema passam (sendo este último tão importante... Pois acho eu que também deveria ser considerado uma personagem).

Percebemos o amor dedicado nesta obra do diretor e do compositor da trilha sonora (que sinceramente todos deveriam prestar atenção na mesma, pois neste filme percebemos o quanto a imagem depende do som para se tornar algo de levar lágrimas aos olhos).

Para concluir, tenho que utilizar a frase do DVD que se encontra na minha frente, que exprime perfeitamente o que senti ao assistir esta maravilha: "Um filme dedicado ao cinema para aqueles que amam o cinema."

Um filme que merece um DEZ

0 comentários:

Postar um comentário