terça-feira, 25 de outubro de 2011

O enem 2011 se foi, mas olha quanta história ficou! ( Parte 1! )

Pessoal, estive afastado do Curioso Inovador por um tempo, mas hoje estou de volta para falar sobre o mesmo motivo que me levou a me afastar: o enem 2011.

Muitos de vocês devem ter feito a prova, afinal com 5 milhões de escritos, a probabilidade é alta. Quem esteve ligado nas notícias que rolavam pela internet no período, deve ter se chocado com muita coisa. Mas claro, existem aqueles que querem distância dessas coisas para não afetar o psicológico antes da prova. Nessa postagem, eu reuni os assuntos de maior polêmica que envolveram o Enem deste ano. Muitos ainda não estão resolvidos, e lembre-se: as redes sociais são um importante instrumento para pressionar os orgão competentes a tomarem atitudes. Faça sua parte :D

Vaza o tema da redação?! (22/10 , 1º dia de prova)

-
Muitos devem lembrar do que aconteceu com a prova do ano retrasado. Ela foi roubada e vazou antes de sua aplicação. Isso criou uma atmosfera negativo sobre o Enem, e lamentaram por ser o meio obrigatório para ingressar na maioria das universidades. Movidos pela insegurança, muitos chegaram a acreditar quando o Blogfolha publicou a matéria:

" ENEM 2011: Em Petrolina, estudantes se agitam com boato de vazamento do tema da redação"

São exatamente 9:35 da manhã de sábado (22 de outubro). Há poucos minutos, mais de 24 horas antes de a prova de Redação ser aplicada, começamos a receber de estudantes telefonemas sobre um suposto vazamento do tema da redação do Enem 2011.

De acordo com alguns estudantes, o Tema da Redação do Enem 2011 já teria vazado. Seria algo relacionado a : O Povo indígena e a Justiça brasileira.

Pode ser que não passe de boatos, mas estamos escrevendo este texto com demarcação de hora e data, para garantirmos que, caso tenha havido mais esse demonstrativo de que o MEC não possui condições (ao menos, ainda) de manter a logística para milhões de jovens, é preciso que as universidades tenham a responsabilidade de criar uma segunda fase de Redação para garantir a segurança da honestidade do processo nesse sentido
.

A notícia fez com que muitos se desesperassem com a dificuldade de dicertar sobre um tema como esse, e foi alvo de muitos comentários pelo FaceBook. Quem fez a prova certamente deu um suspiro de alivio muito forte ao ver que o tema não era esse.

Enem: Candidatos são retirados da prova por "tuitar" durante o exame

-
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou, neste sábado (22), que candidatos foram retirados do seu local de prova após serem flagrados por fiscais de prova ao utilizar celulares para acessar o twitter e até enviar fotos do caderno de questões. Segundo o edital do Enem, é proibido usar aparelhos emissores e receptores de mensagens. O Inep divulgará mais tarde uma nota oficial sobre os locais de prova onde estas práticas foram registradas.


Parece palhaçada, mas as pessoas insistem em querer burlar o exame de todas as formas possíveis. Twittar durante a prova! Esses foram pegos, mas o Brasil é grande, ainda acredito que alguém tenha conseguido.


Enem 2011: ventilador cai na cabeça de estudante de Teresina







A candidata Eliane Rocha Viana Neves, de 32 anos, foi internada em hospital de Teresina depois que um ventilador da Unidade Escolar Edgar Tito, na zona norte da capital piauiense, caiu sobre sua cabeça e braços quando estava fazendo provas do Enem 2011. Ela sofreu cortes na cabeça e nos braços, mas não corre risco de morte

Eliane Neves foi medicada e socorrida por uma ambulância do Samu. José Ribamar Neves afirmou que a mulher vai impetrar com ação na Justiça para fazer novas provas e não sabe se irá fazer provas do Enem no domingo. De acordo com a assessoria do MEC, a candidata deve fazer um requerimento pedindo uma nova aplicação da prova. O pedido será analisado pelo órgão.

-Como fazer? Quais os direitos que uma pessoa dessa pode ter? Fazer outro enem? Só ela? Anular a prova? É realmente uma questão muito complicada, e ainda não se sabe o que vai acontecer.


Pra postagem não ficar tão grande, vou dividir em partes.
O maior baque ainda está por vir, até o próximo post o/

2 comentários:

Unknown disse...

É lamentável que algo do gênero aconteça em qualquer tipo de prova.

Fico sem palavras para me expressar pensando em alguns estudantes que estudaram muito para conseguir fazer uma prova e vem uns indivíduos desse e fez isso.

Sem comentários e adorei a postagem.

=d

Allan Sobreira disse...

Thanks Suellen :D
Grato pelo comentário o/

Postar um comentário