segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"A Tormenta de Espadas". Como ele consegue...?


Bem, promessa é dívida e aqui estou para falar sobre o terceiro livro desta saga, que é mais conhecida em nosso país pelo nome do primeiro livro: "A Guerra dos Tronos". Hoje, vim para comentar o "Tormenta das Espadas", maior livro da série lançado em nosso país e na opinião desta criatura que vos fala: 
o MELHOR até agora!


Parabéns Sr. Martin, você conseguiu. Estes livros são o maior sucesso do gênero nos EUA e, não sei como, as intrigas políticas e os dilemas "reais" vividos pelos personagens conseguem nos prender mais a narrativa do que a própria fantasia, que propositalmente foi deixada de lado no início dos livros e que agora vem surgindo e crescendo aos poucos no mundo de Westeros. Na verdade, o modo da narrativa envolvendo visões de personagens em cada capítulo em vez de uma história linear e muitas vezes presa (modo de escrita que vem virando uma febre entre os escritores atuais norte-americanos) acaba por mostrar que esta não é uma obra simples, com personagens boas e ruins e sim com homens de fato, que possuem seus lados positivos e negativos, algumas vezes com um destes ressaltado, porém, nunca deixando de lado a dualidade humana. Não é para qualquer um.

Como já mencionado, este foi o melhor até agora para mim. A tendência de carnificinas e de nos dar socos que nos deixam em estado de choque, pois o leitor não acredita no que acabou de ocorrer, do autor se mostrou mais acentuado do que nunca nesta obra, pois o tanto de personagens que foram introduzidos ao enredo e o outro tanto massacrado é de arrepiar... sabem o melhor? Ele nos impressiona! Isso que nos agarra a esta trama sublime e envolve nosso pensamento, não só pela surpresa, mas pelo sentido que estas ações tomadas ao longo da história fazem e as explicações que estas envolvem. 

Quando lemos algo, geralmente adotamos "portos seguros", personagens e características que você acha que serão intocados pelo autor e que irão nos acompanhar pelo resto da história, entretanto, com Martin isso não existe. Tais perdas não são injustificáveis e sim algo que nos mostra que não lemos mais uma história clichê. É inegável que existe uma tendência de nos identificarmos com certos personagens, mas o autor nos ensina da pior maneira que não devemos nos envolver demais com um em especial, pois podemos acabar arrasados (acreditem... ainda estou abalado com o final deste livro). A própria terra de Westeros é uma personagem.

Poderia digitar parágrafos gigantescos, todavia, eles não conseguiriam exprimir a relação de amor e ódio criada por esta obra magnífica de George R.R. Martin. Não daria para mostrar todos os fatores que me levaram a adotar esta série como uma das minhas preferidas. Apenas digo uma coisa: Vão atrás! Se você se interessou, realmente é algo que não pode ser perdido e que vale ser lido e apreciado até a última linha. É grande? Sim. Cansativo? Bem... eu não conseguia passar um dia sem ler esta obra, pois ela consegue mexer com algo que a equipe deste blog sempre buscou: a curiosidade.

2 comentários:

Lucas Araújo. disse...

Sim, o Tormenta consegue ser superior aos seus anteriores, os capítulos finais são praticamente irresistíveis, você não consegue parar, o último capítulo da Arya, Tyrion e Jon, são fantásticos.

Nesse também podemos ver novos POVs, os do Jaime são ótimos, impressionante como nosso Regicida, antes odiado e nada mais se torna um personagem com razão em muitas questões, quando descritas pelo seu ponto de vista. Sam também possuí POVs interessantes. Davos, Jon e Tyrion sempre impecáveis. Daenerys deu um salto se comparado ao Fúria, ótimos POVs a partir dos imaculados. Arya entretanto caiu um pouco, mas seus últimos capítulos me lembraram porque gosto tanto dela. Sansa amadureceu. Cartelyn, como sempre, com seus POVs bons, mais pelos secundários que por ela. Bran parte para o seu destino.

Fico ansioso pelo Festim e o Dance, pena que após isso só teremos o sexto livro em 2014 ( no mínimo ), já me sinto orfão, mas esse período só vai tornar a fome maior quando o sexto chegar.

V.A.Magalhães disse...

Concordo com quase tudo, exceto pelo ponto da Arya, ela é a segunda q tenho mais abuso xD só perde mesmo pra Sansa. O Tyrion permanece o personagem q mais gosto.

Em relação ao 6° livro, o problema será lembrarmos o que estava acontecendo se o mesmo demorar muito pra chegar aqui no Brasil. É bom, mas eu num planejo reler essa saga em pelo menos dez anos... exige muito de nosso tempo xD

Postar um comentário