terça-feira, 10 de abril de 2012

Terminei o Festim dos Corvos!

Sério... acho que vocês acham que somos patrocinados pela marca Game of Thrones da HBO e do Martin, porque está virando hábito falar desta saga por aqui. Pois bem... estamos abertos à negociações!


Acabei há pouco minutos o quarto livro das "Crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos", do aclamado George R.R. Martin. Em relação a história, só tenho uma coisa para lhes informar: estou louco para que chegue "A Dança com Dragões", pois como esse desgraçado consegue nos prender tanto em seu mundo, eu não sou capaz de explicar.

Mais uma vez eu poderia lançar elogios para como eu gosto de certos personagens ou como a trama é bem elaborada e costurada, para que nós não acreditemos ou pensemos que certa situação vá acontecer, até chegarmos na linha fatal. Porém, irei segurar-me e apresentarei uma breve resenha do que achei (spoilers muito leves, nada que estrague):

Por esta obra ter ficado gigantesca (o que já é atualmente), o sr. Martin resolveu dividi-la em duas partes. A primeira, como o próprio autor nos informa ao final do quarto livro (e que percebemos claramente), se concentra nos acontecimentos que ocorrem em Porto Real (capital de Westeros) e seus arredores, com personagens que encontram-se nesta região, obviamente. Certos personagens que tivemos contato direto durante três livros, são "deixados de lado" e Martin nos conta toda a história daquele "período de tempo" nos olhos dos sulistas, em sua grande parte já conhecidos, com o acréscimo do povo dornês. No quinto livro, provavelmente, se centrará em fatos que ocorrerão ao longo da Muralha e do outro lado do mar.

A guerra tomou rumos realmente inesperados... intrigas são pouco, se pensarmos em como as peças se movem no Jogo dos Tronos. Certas situações vão aparecendo e que realmente deixam os leitores despreparados para engoli-las. Tratados são feitos, reis caem e reis surgem, herdeiros são mortos e a carnificina pelo Trono de Ferro parece estar longe de um fim. A guerra dos Cinco Reis acaba, principalmente por não haver mais cinco reis... mas as batalhas continuam. Aparentemente, a coroa está nas mãos dos herdeiros dos Lannister, mas até quando isso acontecerá, ninguém pode dizer (ou melhor, alguém que leu a série em inglês pode, pois lá já tem até o quinto livro).

Em fim, mais uma vez recomendo este best-seller adaptado para a televisão pela grande HBO, que está fazendo um trabalho magnífico nesta 2° Temporada, correspodente ao livro "Fúria dos Reis", e que já assisti dois episódios.

Ah... esqueci de ressaltar algo importante: O inverno chegou!

Obs: Parabéns Lins pelo livro "Reino de Mira" e que seja um sucesso!

2 comentários:

Lins disse...

Excelente resenha, Victor!
E obrigado cara, torço bastante para que O Reino de Mira consiga abranger um lugar próprio na literatura!

Lucas A. disse...

Vitor, sexto não, quinto livro, Martin só lançou até agora até a " Dança dos Dragões " e um capítulo como prévia do sexto livro ( Victarion, deve ser um ótimo POV xD ), além disso vão ser sete livros, logo mesmo após o sexto muita coisa vai rolar xD

Estou me segurando para não acabar o Festim ainda, já que o Dance só chega traduzido daqui a alguns meses, pior vai ser após o termino do Dance, mais de 2 anos esperando o lançamento do sexto em inglês, mas fazer o que ?! Vale a pena pela qualidade dessa saga xD

Postar um comentário