sábado, 7 de julho de 2012

Livros para as férias!

Pois é, faz um tempinho que não publicamos nada não é? O Lins aparentemente foi abduzido ou algo do tipo e como eu estou estudando até nas férias, apenas arranjei um tempinho no sábado para falar com vocês. Perdão.

Hoje, voltarei a falar de livros! Vou dar dicas para quem desejar ir atrás, como também de lançamentos que estarão nas prateleiras do país. Começando pelo clássico:

1. O Poderoso Chefão ("trailer" com spoilers!!!!!)
A obra de Mario Puzo que deu origem ao maior filme de máfia da história do cinema e que sou apaixonado é tão boa quanto os filmes. Após ler este livro, é notória a influência nos roteiros do 1° e 2° filmes da trilogia de Francis Ford Copolla. Imperdível para quem é apaixonado pela tema da máfia e deseja conhecer o submundo "elitizado" dos EUA do final dos anos 20 até os anos 50 aproximadamente, acompanhamos a história da família Corleone, a mais poderosa família siciliana de New York.

Como já disse, a obra de Puzo é incrível, principalmente por este ser de descendência siciliana e ter conhecimento das relações de poder, a lei do silêncio (Omertà) que rege os sicilianos, as fortes relações que a máfia tem com o Estado e o fato de saber expressar isso em palavras para quem é um voyeur desse mundo de forma extremamente apreciável, é inegável o saber que este carrega sobre este mundo. Entendemos as motivações dos personagens e aprendemos as personalidades características de cada um, sem o uso de estereótipos ridículos que acabam aparecendo quando um escritor tenta enveredar por uma cultura que não é a sua natural.

Vale ressaltar que está saindo uma nova edição de luxo em breve pela editora Record, com a capa remodelada e muito parecida com os recentes boxes de DVD's da trilogia. Recomendo tanto o livro, como os filmes.

2. Trilogia DragonLance (Heróis da Lança)
Para os amantes de RPG e histórias de fantasia, creio que irá agradar. Escritos por Margareth Weis e Tracy Hickman, estes livros contam a história de um grupo extremamente improvável que adentra em uma aventura quando os seus membros se encontram em uma taverna após longos anos sem se ver (soou parecido como um início de aventura de RPG não é? Essa é a ideia!). Existem boatos de que os dragões retornaram a Krynn e a guerra vai se tornando cada vez mais próxima. Então, uma bárbara (muito bonita por sinal) surge com um acompanhante gigante na taverna onde os amigos estão, carregando um cajado com um cristal azul que traz a promessa de ser o único objeto mágico que poderia por fim ao caos instaurado no mundo. E claro, esses amigos compram a aventura.

Os personagens de raças e classes diferentes formam um grupo de RPG característico: temos o meio-elfo e ranger, que logo se mostra o líder e tem um dilema interessante entre suas duas raças e o amor que sente por uma elfa e uma humana. O mago humano, franzino e cheio de segredos com um irmão brutamontes e sempre sedento por uma luta. O anão ranzinza e lutador, que é como um pai para todos por ser o mais velho. A Knight que deseja reestabelecer o prestígio de sua ordem e é apaixonada pelo meio-elfo e o Kender ladino, uma raça que só causa desordem por onde passa.

Com uma história intrigante e dinâmica, estes livros nos prendem a cada página e cria vínculos entre os leitores e os personagens. Eu lembro que ri muito das maluquices do Kender, fiquei querendo saber mais sobre a ordem dos magos e claro, sobre as diversas raças de dragões que apareceram ao longo da trama. Para quem gosta de livros de fantasia, estes autores são um dos melhores do ramo.

3. Märchenmond
Após um que sou fascinado, outro que foi best-seller no New York Times, chego na última indicação do post que também é uma trilogia, porém que não é muito divulgada em nosso país: Märchenmond é uma história de fantasia escrita por Wolfgang Hohlbein e sua esposa Heike (sendo a primeira obra deste que viria a ser um dos mais conhecidos escritores de ficção da Europa) em 1982 e somente publicada no Brasil em 2006, no mesmo ano que foi traduzida para o inglês. Vendeu 2 milhões de exemplares em 12 países e mistura um toque inglês com o romance alemão em sua obra.

A história se passa na terra de Märchenmond e traz como protagonista o garoto Kim, que descobre que sua irmãzinha Rebekka está em coma por motivos além da compreensão médica, pois teve sua alma aprisionada pelo Boraas, lado negro de Temístocles, que irá ajudá-lo a chegar a terra mágica e salvar sua irmã das prisões de seu gêmeo negro. Lá, ele encontrará um dragão dourado, um urso e um gigante que o ajudarão a salvar tanto Rebekka como o mundo de Märchenmond das forças do mal, pois tais desfechos acabarão se entrelaçando no dualismo maniqueísta caracteristíco das histórias de fantasia.

O trecho descrito logo acima é a trama do primeiro livro, sendo que o segundo traz uma reviravolta ao mundo que havíamos nos acostumado no primeiro e do terceiro nada possso mencionar, pois não chegou ainda em nosso país e não tem previsão para tal. Apesar de personagens que quase gritam na sua cara: "somos estereótipos!" A história é muito bem escrita e o mundo possui uma visão um pouco diferente das que nós brasileiros, muito acostumados com literatura nacional e anglo-saxã, temos. Vale ler pela aventura que este autor nos traz e pelo desfecho sensacional que o livro possui. 

Muito comparado aos mundos de Lewis e Tolkien, as influências destes dois escritores não ficam escondidas entre as páginas e sim, exaltadas por muitas vezes durante a obra, como uma óbvia homenagem para esses dois ingleses que revolucionaram o mundo da literatura (ok, eu sei que Tolkien nasceu na África do Sul antes que me crucifixem, mas ele voltou novinho pra Inglaterra então o considero mais inglês, afinal, o cara até lutou pela Inglaterra na 1° Guerra Mundial!).

Então... acho que é só. Espero que tenham se interessado por algum dos livros aqui indicados para vocês procurarem ler nas férias, se possível. Eu, pelo menos, tive ótimas horas lendo-os. Até a próxima!

1 comentários:

Beatriz Gosmin disse...

Adorei as indicações de livros, ainda não li nenhum mas quero ler.

Beijos
Bia | www.livroseatitudes.com.br

Postar um comentário