sábado, 21 de julho de 2012

Outra tragédia nos cinemas e nada fazem...

Escrevo com pesar, após o massacre nos EUA que ocorreu na estréia de meia-noite do "Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge", infelizmente, com vítimas fatais. Resolvi esperar um pouco para amadurecer a ideia e após ouvir o rapaduracast: 291 e ver que vários daqueles que escuto há tempos na internet e suas opiniões em diversas formas que acabei compartilhando, também resolvi me expressar sobre o caso.


O que vemos, como bem ressaltado no programa, foi uma anomalia. Comparado aqui no Brasil ao caso do estudante de medicina em SP que matou vários em uma sessão de "Clube da Luta", este caso trata de um rapaz que iria fazer PhD em neurociência. Então, o que leva rapazes como esses, aparentemente inteligentes, resolverem promover um massacre? Esse não é o ponto da matéria, afinal, como se avalia os atos de um maluco não é?

O que venho aqui é promover outra coisa: segurança. Sim, segurança esta que não vejo em nenhum complexo de cinemas em minha cidade (Fortaleza). Atualmente, não existem medidas de segurança (detectores de metais ou qualquer coisa que seja) para promover o bem-estar daqueles que pagam tão caro por um ingresso. Não vejo relevância, como o Maurício Saldanha bem falou, em investir tanto em bombonieres gigantes ou cinemas 3D/4D/IMAX e deixar a segurança em 14° plano...

Incapazes de avaliar aspectos multilateralmente, aparentemente, os grandes meios de comunicação acabam por se focar e culpar os pseudovilões (Games, Quadrinhos, Filmes...) ou características singulares que aquele indivíduo tem para ter feito uma barbárie dessa. Infelizmente, estão errados (em meu conceito). Correndo o erro de ser determinista, mas nesse casos de massacres promovidos pelo o que quer que seja, o meio pelo qual o indivíduo passou e sua biologia natural, obviamente são os fatores mais determinantes para tais casos ocorrerem (basta lembrar as atmosferas das grandes guerras ou ditaduras pelas quais vários povos passaram ao longo da história para se perceber como o meio tem a capacidade de modificar os indivíduos e "fabricar" mentes). Esquecem-se que por sermos seres sociais e racionais, anomalias surgem, se apresentando como distúrbios psíquicos e que o principal culpado não é o conteúdo produzido por nós e sim, o indivíduo problemático na maioria das vezes.

Ao promover tais visões, a grande mídia acaba fugindo ao principal aspecto da questão e, na caça as bruxas promovidas por eles atrás de um culpado, medidas de segurança são novamente deixadas de lado, leis não são feitas e o povo acaba achando que foi uma fatalidade incapaz de ser evitada.

Falo em vigilância, não só por loucuras como essas, mas por todas as formas de crimes que podem ser promovidas em uma sala escura com dezenas ou até centenas de pessoas que você nunca viu. Casos de pedofilia, furto, arrastões ou depredação de patrimônio particular são constantes em cinemas, porém geralmente abafados pelos grandes grupos com dinheiro de sobra.

Exigir segurança que, mesmo que seja incoveniente muitas das vezes, poderá promover um lazer muito mais agradável e relaxado para nós é o primeiro passo para evitar tais absurdos.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo com você investir em segurança é melhor do que pensar que foi por conta da violência do filme e afins, pois em todo lugar - basta liga a TV ou lê um noticia no jornal - que somo expostos a violência. A culpa não é do filme, mas sim a falta de segurança a respeito ao próximo quantas pessoas não sofrem algum tipo de violência no cinema ou em qualquer lugar e o cara se preocupa se tem ou não 3d ou uma sala maravilhosa. E a nossa segurança? Se nem os shoppings são seguros o que será de nós?

Gostei da sua postagem e de seu ponto de vista. Espero mesmo que o pessoal leia seu post e pense em investir na segurança.

Beatriz Gosmin disse...

Realmente é uma vergonha isso.
O ruim é que tem em todo lugar e mesmo assim continuam meio que sem importar. :/

Ahhh!


Indiquei você para responder a um meme, caso queira conferir qual é e ver se tem interesse em postar, dá uma passada lá no blog!

( http://livroseatitudes.com.br/2012/07/selos-e-memes-resultado-do-sorteio-do-kit-a-escolha.html )

Beijos! ;D

Postar um comentário