terça-feira, 17 de julho de 2012

SANA 2012 - Nós estivemos lá!



Por Victor Magalhães (V.A)

Eu e Lins fomos no sábado (14/07) conferir o maior evento do nordeste relacionado à cultura POP Japonesa, que ocorre duas vezes por ano no Centro de Convenções da Universidade de Fortaleza, conhecido por SANA (Super Amostra Nacional de Animes).

Meus caros, além do calor humano (porque minha terra já é quente normalmente, imaginem com um apinhado de pessoas que não entendem a regra básica da física de: “dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço”), também percebemos a influência sobre a nossa geração, a anterior e a que está chegando (sim, tínhamos pais que já estavam “customizando” seus pequenos filhotes como cosplays) que o mundo dos Filmes, Desenhos Animados, Quadrinhos e Games tiveram em nossas vidas.


Foram diversas atrações: Uma lanchonete estilo anime com preços nas alturas e garçonetes que causavam fetiche (pronto falei, podem me chamar de tarado), palestras com os dubladores que fizeram diversas vozes da nossa infância, sendo a mais destacada da “Equipe Rocket” do Pokemon (me senti tão Eike Batista quando chegamos ao auditório lotado com mais de mil pessoas e os organizadores nos levaram para sentar na primeira fila... com certeza fomos confudidos com alguém, mas ninguém precisa saber né?), exibições de design gráfico por uma empresa que dá cursos para profissionais da área e que tinham umas garotas propagandas que não vou nem comentar para minha arritmia não voltar (Hein Lins? Diz aí...), muitos stands vendendo roupas, action figures, acessórios e o que vocês pensarem para os fãs destes universos (até algemas felpudas para “brincadeirinhas” tinha... tão achando o que? Nerds tão na moda agora e “as mina pira” com isso), salas com workshops para ilustradores, programadores e outas profissões relacionadas às áreas do mundo pop, exibição de artes marciais diversas, show de uma banda japonesa de rock mais “paulera” e muito mais. Isso foi somente o que ocorreu no sábado...



Sobre as fotos do evento que estão nesse post, tenho de compartilhar algo: que pessoal extraordinário é esse que se fantasia ou faz cosplay. Eles conseguem fazer com que nós, pessoas vestidas normalmente, se sentirem estranhas. Naquele local, eles são os que estão adequados, eles são os que chamam atenção e se preparam seis meses para representar aquelas personagens fictícios, eles são a maior atração do evento. Confiram as fotos que eu e Lins tiramos do evento e a galera que estava lá! 

Victor com o Assassin's Creed ao lado, atentem a cara de medo do membro deste blog. 



Lins de olhos fechados
Vale ressaltar que reencontrei amigos que não via há alguns anos e conheci novos no evento e creio que esta foi a melhor experiência que o SANA pode promover para aqueles que vão lá: o contato dos amantes daqueles mundos fantásticos que permearam nossas vidas.


Por Mateus Lins

Meus caros, terei de concordar com o que o Victor expôs aqui no blog.
O Sana é realmente incrível, principalmente para os amantes da cultura pop japonesa. Confesso que esta foi a minha primeira vez no evento e que o calor humano que ele transmite é inquestionável (sério, você se sente como um picolé esquecido próximo a um aquecedor). 

Foto por Vitória Salles


Tudo é bastante temático, os stands de games, revistas e "apetrechos" e até, como o Victor citou lá em cima, as lanchonetes. Havia inclusive uma sala "Harry Potter" com direito a aulas de magia onde varinhas, "vira-tempos", livros, e outros objetos da série amontoavam-se entre fãs.
PS: Seguem os links da cover de Belatriz e uma representação da cena em que ela ataca Hermione no penúltimo filme da saga. aqui e aqui


Lá é o único lugar onde você pode andar livremente ao lado de criaturas e personagens que foi acostumado a ver durante boa parte da sua infância na televisão. E um dos poucos ambientes que você pode encontrar uma estátua gigante do hulk ou ver o Jason dançando tchubirabiron em plena sexta-feira 13.



Ah, o V.A veio pedir para que eu comentasse sobre as garotas propagandas (Gracom), bom digamos que não há comentário melhor que o que os olhos podem observar, então nada mais justo que fechar essa postagem com uma foto delas. 




Espero que tenham se divertido com nosso post especial Sana. 

Até a próxima!

1 comentários:

Lendo com a Mew disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário