terça-feira, 11 de setembro de 2012

"sugestões filmes de terror/horror" by Rivers


Faz tempo que não apareço, eu sei, mas é que tem um mundo de coisas pra fazer e estou aqui, fingindo que trabalho... não pera...
Tá, serei prático para fazer essa bagaça funcionar.  Algumas pessoas, vez por outra, pedem-me indicação de filmes de terror/horror, então decidi fazer essa listinha. Você deve estar se perguntando o porquê das pessoas me pedirem isso. Bem, talvez você não saiba, mas esse era um os meus brinquedos favoritos na infância:

Sim, minha mãe (aquela simpática senhora, lembra?) deu isso de presente pr’um moleque de 6/7 anos.

Os anos de fixação em filmes, a falta de medo de mijar na cama e excesso de horas livres pela insônia que desde a mais tenra idade já me fazia dormir muito mais tarde que todos os amiguinhos, fizeram de mim um aficionado pelo cinema de horror/terror dos anos 80. Num tempo pré-internet, os primos mais velhos tinham uma importante função: sugerir filmes da década anterior que eu nasci. Então, enquanto ocorria um processo que tirou o lado “gore” e acrescentou aos filmes da década de 90 um ar de suspense, o que valorizava mais o susto do que a impregnação do medo em seus espectadores, eu me deleitava com filmes da década de 70 e, posteriormente, das décadas anteriores. 

Nessas de fuçar filmes de décadas anteriores (somado ao fato de curtir essa literatura sombria/maldita), tive contato com coisas interessantes, como a junção entre as duas linguagens: escrita e visual. Um dos reflexos disso, foi ter me tornado fã de Vicent Price. Se liga aí no cara interpretando um conto de Edgar Allan Poe: tem legenda não! Se fode ae se teu pai pagou pra nada esse teu curso de inglês




Sem mais delongas, vamos à lista:

*Psicose

(Psycho - 1960)

Um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock, com uma das tramas mais bem armadas do cinema ocidental, sem contar na antológica cena da cortina do banheiro.

Em 1998, Gus Van Sant dirigiu a refilmagem desse clássico do suspense.

*O Iluminado

(The Shining – 1980)

Abusando de brincar com os sentidos de seus telespectadores, Stanley Kubrick fez desse seu filme um mergulho às margens da sanidade, não tendo a menor vergonha de ultrapassá-la. Atuação brutal de Jack Nicholson.



*O Exorcista
(The Exorcist – 1973)

Outro grande clássico do estilo, William Friedkin dirigiu o que seria o seu maior filme (juntamente com “Operação França”, mas que não entra nessa lista). Tendo como mote principal a possessão de uma jovem adolescente, esse filme trouxe várias cenas antológicas, como a da descida da escada ou a da “interação” da jovem possuída com um crucifixo, entre tantas outras.


*A Noite dos Mortos Vivos & *O Despertar dos Mortos
(Night of the Living Dead – 1968 & Dawn of the Dead – 1978)

George Romero pode ser considerado o grande nome quando o assunto é “zumbi” no cinema. Esse diretor pegou a ideia de mortos ressuscitados interessados em comer cérebros e a aprimorou de tal modo que acabou criando toda a lógica de funcionamento de tais filmes. Nestes dois clássicos, Romero explorou a natureza humana não só pela hedionda forma dos que se foram, mas que perambulam famintos pela Terra e fez dessa fome uma crítica à sociedade de consumo. Ele ainda foi além e mostrou o quanto o ser humano se transforma em situações extremas (tanto positiva como negativamente). Das ruas ao shopping, esses dois filmes merecem definitivamente ser vistos juntos, em sequência se possível.

*Poltergeist
(Poltergeist – 1982)

Dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg, esse clássico do cinema de terror/suspense, que trata de o casal e seus filhos têm que enfrentar uma possessões demoníacas, espíritos macabros, que habitavam a casa deles, trouxe toda uma série de inovações no que diz respeito à efeitos especiais, o que obviamente possibilitou uma quantidade (e “qualidade”) maior de sustos aos espectadores, além de incutir medo de qualquer barulho que aparecesse em casa à noite, em quem assistiu o filme.

Ah! e ainda tiveram as mortes no set de filmagens... só googlar!

*Massacre da Serra Elétrica
(The Texas Chain Saw Massacre – 1973)

Também dirigido por Tobe Hooper (mas produzido anteriormente), esse é um dos filmes com as mais brutais cenas do cinema até então. Pode-se até dizer que este filme estabeleceu todo um novo modo de se produzir filmes do gênero, inclusive com o agravante de que ele era baseado em fatos reais. Além das inovações técnicas na produção do filme, o filme também trouxe um elemento que se não foi original, é no mínimo e até hoje, uma das maiores referências em filmes de terror: a figura do vilão em sua trama de horror psicológico. Conhecido como “Leatherface”, esse personagem serviu de inspiração por diversas vezes em filme posteriores.

*Sexta-Feira 13
(Friday 13th – 1980)

Tendo como grande vilão Jason Voorhees, o cenário principal é um acampamento que está prestes a reabrir após um brutal assassinato de um casal vinte anos antes. Esse filme deu origem a mais nove outros, sempre tendo como marca principal a presença do assassino com máscara de Hockey.

*A Hora do Pesadelo
(A Nightmare on Elm Street – 1984)

“One two, Freddy is comming for you. Three four, better lock your door. Five six, get your crucifix. Seven eight, gonna stay up late. Nine ten, never sleep again” ...em um dos momentos mais macabros desse filme (que deu origem a mais seis filmes) essa ciranda de roda é cantada em um sonho. Tendo como vilão o famoso e demoníaco Freddy Krueger, que se alimentava do medo de suas vítimas, esse filme tem como uma das maiores características o fato de abusar do transporte entre “realidade” e “sonho”, já que, tentando deixar seus espectadores tão perdidos quanto seus personagens, Wes Craven fez com que essa percepção a respeito do que era real ou não fosse várias vezes perdida.


*Uma noite alucinante
(Evil Dead – 1987)

Antes de falar dos “três” filmes de Sam Raimi, é necessário esclarecer uma dúvida frequente sobre esse filme. Essa versão de “Evil Dead” de 1987 é na verdade uma mistura de remake com sequência do filme homônimo de 1981. Usando de novo quase todo o elenco e locações, o filme de 1981 saiu no Brasil com o nome de “A Morte do Demônio”, já o de 1987, saiu como “Uma noite alucinante”. Outro aspecto interessante é que quando saiu a sequência com o nome “Army of Darkness”, foi distribuído no Brasil como o título “Uma noite alucinante 3”.

Confusões a parte, Sam Raimi (juntamente com o ator com quem mais trabalhou, Bruce Campbell) criou um mundo em que por mais que abusasse dos sustos e das situações de horror psicológico, também era permeado com humor, criando alívios cômicos que intensificavam as experiências de medo.

Outro ponto interessante: o personagem principal dessa "série", Ash (Campbell) foi cogitado como "mocinho" no filme em que duelariam Freddy Krueger e Jason Voorhees (Freddy Vs Jason - 2003), contudo as negociações não avançaram.

*Hellraiser - Renascido do Inferno
(Hellraiser - 1987)

O livro The Hellbound Heart publicado em 1986, abriu as portas de Hollywood para Clive Barker que levou sua obra aos cinemas como diretor e roteirista: nascia aí um dos maiores clássicos do cinema de terror/horror. Hellraiser tem um dos vilões mais marcantes de todos os tempos, o demônio Pinhead com sua caixa maldita, e mais 8 sequências, das quais garanto que assim como o primeiro, o segundo merece especial atenção. Até hoje lembro de uma cena de Hellraiser II, em que uma personagem muda assiste, em um corredor de um universo paralelo, bêbes tendo suas bocas costuradas... sinistro!

***
Antes de continuar a lista, faço aqui uma rápida pausa, seguida de um aviso: muitos desses filmes tem seus efeitos especiais bastante datados, o que inverte a experiência de assisti-los, gerando mais risos do que sustos pela tosquice de seus (d)efeitos... poderia até falar sobre o gênero "terrir", mas fica pra outro dia, ok? Me lembrem!

 ***

*Todo mundo quase morto
(Shawn of the dead – 2004)

Como o assunto é terror e humor, essa lista foge dos filmes das décadas de 60, 70 e 80 e salta para 2004 com um propósito: juntar dois assuntos já citados aqui, humor e zumbis. Com muitas referências aos clássicos do gênero, principalmente aos filmes de George Romero, esse é um filme de humor, mas com toda a estrutura básica dos filmes de terror – principalmente os de zumbis.

*Zumbilândia
(Zombieland – 2010)

Outro importante filme referencial a estrutura zumbi+humor, com um elemento diferencial. Já que esse filme se utiliza de uma perspectiva que vai além da “sobrevivência”. Este filme é marcado por uma visão que vai além da ideia de “fim do mundo”, trazendo uma perspectiva de “convivência”, que de alguma forma superaria toda uma série de escrúpulos e valores morais perdidos pelos humanos em filmes como os de Romero, adotando a possibilidade de uma “existência” se não pacifica, aceitável de um mundo que está perdido.

Menções honrosas:

Um lobisomem americano em Londres
(An American Werewolf in London – 1981)

A Profecia
(The omen – 1976)

A Mosca
(The Fly – 1986)

Drácula
(qualquer um desde o de 1931, com Bela Lugosi no papel principal à versão de 1992, dirigido por Coppola. Só não vá no "Drácula 2000", por favor)


...e então, dentro dessa perspectiva/formato de filmes, quais você acrescentaria à lista?

Ah, e desculpa ae pelos pesadelos mais tarde, qualquer coisa reclama aqui! =D

***
texto que começou a ser escrito aqui, mas que foi ampliado sensivelmente para o Curioso Inovador.






Renato Rios é escritor, narrador, piadista e mentiroso.
Escreve poucas vezes em blogs e muitas vezes no twitter,
onde ele nunca reclama de nada,
mas jura que já está fazendo terapia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cade filmes do chucky

Anônimo disse...

QUE IMAGENS HORROROSAS QUE MEDO

Postar um comentário