segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Inscrições para o SiSU e um resumo dos bastidores deste processo.

Vamos ver se conseguimos manter uma regularidade no blog neste novo ano, começando com um assunto de grande importância: Educação.


Hoje, 7 de Janeiro de 2013, abriram as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Tentando ser implementado há poucos anos, o objetivo deste programa é proporcionar e facilitar a oferta de vagas das instituições públicas de Ensino Superior e Técnico para o Brasil inteiro, com o intuito de oferecer iguais chances de candidatos do país inteiro a concorrer para as melhores Universidades da nação.


Contudo, o caminho para a aceitação do ENEM foi cheio de dificuldades e problemas técnicos e estruturais desde seu começo. Ofertando nesse ano mais de 129 mil vagas no país, o projeto do Governo Federal enfrentou fraudes, escândalos, erros técnicos e toda sorte de impropérios que nós, estudantes, sentimos acima dos demais. Ficou claro que um pulso forte, a intervenção do Executivo e as pressões da sociedade (principalmente) foram peças-chave para que nenhum tipo de dúvida tenha sido levantada, até agora, sobre o processo em curso neste ano.

Apesar de agradecido pela honestidade aparente, ainda existem problemas relacionados ao cerne da avaliação. A prova de Redação, a única que você pode atingir 1000 pontos no ENEM e de essencial valia para a composição da média final, ainda é caso de polêmica, hoje enfretando novamente a intervenção do Ministério Público do Ceará e com o endosso do MP do Rio Grande do Sul, que exigiu a exibição das mesmas aos candidatos com o objetivo destes terem acesso as suas correções e avaliarem se foram justas, antes do processo seletivo iniciar (SiSU). Obviamente, o MEC recorreu desta decisão e hoje se iniciou o processo... nada foi decidido ainda. O MEC pretende liberar as redações apenas no mês de Fevereiro, quando todos os processos de seleção se findarem. Quem se sentiu prejudicado, pode entrar com uma ação privada e exigir o espelho de sua redação. Um juiz de direito que entenda a situação perceberá a coerência de seu pedido e logo acatará seu requerimento. Leve-a para professores de redação e depois advogue por sua causa, requisite o(s) professor(es) como prova(s) técnica(s) e quem sabe o que pode ocorrer?

Outro fator que saltou aos olhos nesse processo, relacionado ao SiSU, foi a implementação das tão mecionadas "cotas". Negros, pardos, índios e alunos da rede pública de ensino possuírão, começando deste ano, uma porcentagem das vagas (definidas pela situação cultural e de formação do Estado) em número crescente, devendo atingir o valor de 50% das mesmas em poucos anos. Ficou nas mãos de cada instituição de ensino decidir como chegar nesse valor, seja de uma vez ou paulatinamente, como é o caso da Federal do meu estado (Ceará) que adotou a porcentagem de 12,5% para essa seleção.

Não entrarei no quesito se as cotas são ou não justas, cada lado tem seus pontos de defesa e suas deficiências. Apenas gostaria de lembrar que estas não seriam necessárias caso o Governo Federal cuidasse com zelo e eficiência da educação pública do nosso país e, assim, nem escolas particulares seriam necessárias... porém, isso é outra discussão.

Vamos esperar que tudo ocorra nos conformes até o fim desta seleção e que Deus nos abençõe e as estrelas zelem por nós. Boa sorte para todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Theгe іѕ one woгd уou сan deѕcribе сeiling fanѕ wіth lights
- practicаl. Thігd type is named
аs cеіling fans with 3 lights anԁ wheге thе
room іs small іt іs the moѕt efficient option.
Τhe blаdеs of the fаn сan
аlѕο offеr a clаsѕy or sоρhisticateԁ lοοk, аs theу сome in many different finisheѕ аnd ԁеsigns as well.


Look into mу wеblog :: hampton bay ceiling fans with lights and remote

Anônimo disse...

Thе reaѕon is. For example, Chlοгіne iѕ used as a disinfectant in the treatmеnt proсess by munіcipalіties.

Websitе:.

Ϻy ωeb ρagе reverse osmosis water filter and fluoride

Postar um comentário