quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um Método Perigoso


Olá. Vim para falar de um filme que descobri por acaso e... caramba hein? 

David Cronenberg é um cultuado diretor, considerado por muitos "cult", e ele conseguiu mostrar nesta trama o que sua capacidade faz. Lançado no "longínquo" ano passado, a relação entre ninguém menos que Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen), respectivamente os pais da psicologia e da psicanalise, é retratada nessa história que possui a personagem Sabina Spielrein (Keira Knightley), atuando divinamente bem, como um elo entre os dois homens após certo ponto da trama.

Vemos no decorrer do roteiro os primeiros passos da psicanalise e as motivações de Freud para se ater tanto ao quesito sexual na interpretação da mente humana. Assistimos discussões e debates acirrados de opiniões entre mestre e pupilo que logo viram dois "rivais". A construção das personagens é concreta e não deixa a desejar no quesito motivações e inspirações para certos atos tomados ao longo do filme.


Ressalto ainda a versatilidade do ator Viggo Mortensen que foi herói da Terra-Média (Senhor dos Anéis), passou por um assassino aposentado e pai de família (Marcas da Violência) e agora interpreta o nome mais conhecido que já trabalhou a mente humana, Freud. Contudo, a srta. Knightley rouba a cena durante o filme inteiro, interpretando uma maluca inicialmente e que acaba trabalhando seu desejo masoquista de forma bem... não ortodoxa, com o seu médico, interpretado por Fassbender.

Boa história. Direção ótima. Atuações incríveis... é, valeu a pena ter visto. Aconselho para todos, mas não chamem a vovó ou a mamãe para ver contigo não viu, fica a dica.

0 comentários:

Postar um comentário