quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pq ouvir música é tão viciante?


A universidade de McGill, em Montreal no Canadá selecionou 10 voluntários de 19 a 24 anos entre os 217 que responderam a um anuncio que perguntava quem sentia estarrecimento ao escutar uma música.
Pesquisas envolvendo aparelhos mecânicos e estudos profundos foram feitos com esses 10 voluntários, e os pesquisadores descobriram que ouvir música libera sim uma substância em nosso corpo chamada de dopamina.
A música mexe com o nosso cérebro e o coração, acompanhando a batida de frequência dele fazendo-o se estabilizar ou acelerar de acordo com a música, caso o coração não reaja no momento significa que o som dela não conseguiu acompanhar as batidas do nosso coração, isso explica pq não gostamos de algumas músicas.
A liberação de dopamina é efetuada quando o cérebro é ativado e permite a penetração da música. Para quem não sabe dopamina é uma substância química da molécula do "sistema de recompensa", que serve para reforçar alguns comportamentos essências para a sobrevivência, ou seja quando comemos estamos liberando dopamina, quando dormimos também e até quando alguém usa drogas está liberando essa substância. Por isso essas coisas se tornam indispensáveis depois que as experimentamos a primeira vez. Acho que isso explica o pq de nós não conseguirmos viver sem música, né.
A música traz ao nosso corpo a sensação de prazer, fortalecendo emoções, estimulando noções de espera, surpresa e até expectativa.
Enfim, música é ótima para os ânimos, para desestressar, para repensar, para viver. Vá escutar uma música hj, ou melhor vá nos tópicos ao lado do blog, clica em música, com certeza vai ter alguma coisa que vá te agradar lá. ;D

0 comentários:

Postar um comentário