quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ps3 Agora é mais um brinquedo nas mãos dos hackers!

Apesar de estarmos postando isso, nós do curioso inovador somos totalmente contra qualquer tipo de crime, e isso inclui pirataria. Mas como é notícia, temos o dever de informar a você que nos ler! xD q coisa clichê.
"Parece que o ano não começou nada bem para o pessoal da Sony. Tido desde o seu lançamento como o console mais seguro já desenvolvido, o PlayStation 3 foi considerado o Everest dos video games, e, portanto, o “pico” mais desejado pelos hackers."
No ano passado, um grupo de hackers dedicaram-se a uma empreitada perigosa, abusiva e bastante proveitosa: quebrar o sistema de segurança da SONY Corporation. O nome deles: fail0verflow 
Porém vale ressaltar que eles não são a favor da pirataria e investiram nessa empreitada com o objetivo de tornar o ps3 mais seguro. Aham, agente acredita.
“No entanto, a façanha do fail0verflow foi rapidamente superada por outro grande hacker,George Francis Hotz — ou GeoHot para os íntimos. George Hotz (responsável pelo hack do iPhone) foi além e, simplesmente, entregou a “chave-mestra” do PlayStation 3.
GeoHot encontrou a chave de criptografia privada do firmware, ou seja, a senha que diz ao console se o software é legal e pode ser rodado. A divulgação da chave de criptografia causa um problema gigantesco para Sony porque, salvo alguma solução milagrosa, não tem como resolver a questão sem “desabilitar” todos os softwares já produzidos para o console.

Não entendeu? Imagine o seguinte, todos os jogos e produtos já lançados para o PS3 possuem um crachá com o mesmo número. Para entrar no edifício PlayStation3, eles têm que passar com esse crachá na portaria. Assim, o porteiro só deixa entrar no prédio quem tem o tal crachá. O problema é que alguém está entregando cópias deles para qualquer um.

A solução mais simples seria avisar o porteiro que agora o número dos crachás mudou, certo? Errado. Porque todos os outros crachás que já foram emitidos têm o número antigo. Se o porteiro só pode liberar a entrada para o novo número, todos que estiverem com o crachá antigo serão barrados, mesmos os cartões oficiais. Entenderam o tamanho do problema?

Agora, de posse da chave de criptografia, os hackers poderão desenvolver qualquer tipo de aplicativo para o console. Assim, já estão correndo pela internet aplicativos independentes (homebrew) que rodam sem restrição no PlayStation 3 desbloqueado.
Os fail0verflow disseram q o erro se deve apenas pq perdeu a funcionalidade de uma programação, em outras palavras, outro software por ser instalado, como o linux. Sendo assim eles tiveram acesso a rede da Sony e desbloquearam o ps3. Simples né, se eu soubesse tinha destravado isso antes. Ô caramba!
Um porta-voz da Sony disse ao site especializado em games CVG que, “como se trata de uma atualização de segurança, a empresa não fará maiores comentários”. Ele complementou, dizendo que “a Sony sempre tomará as ações necessárias para proteger seus hardwares, softwares e propriedades intelectuais oferecidos para o PS3”.
 Cooperação e Pesquisa: Léo Chaves e Joel Lucena. 

0 comentários:

Postar um comentário