segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1º EcoPost!

Muito prazer, me chamo Gabrielle. Esse é meu primeiro post aqui no Curioso Inovador. Eu faço Engenharia Ambiental (que, talvez, venha a se chamar Ambiental e Sanitária) no IFCE – Campus de Maracanaú. Meus postes serão sobre novidades no âmbito tecnológico e ambiental. Mas para o primeiro eu reservei algo primordial: conhecer o meu curso e sua área de atuação. Apresentarei à vocês o meu curso pois muitas pessoas não o conhecem e não sabem onde atuamos.
É um curso novo, ainda não há nenhum Engenheiro Ambiental formado no Ceará. Os presentes são de outros estados ou fizeram especialização nessa área. Aqui no Ceará encontramos Engenharia Ambiental no IFCE (primeira instituição a ofertar o curso), na UNIFOR(segunda instituição a ofertar o curso), na FANOR e na UFC.
O curso está passando por uma fase de mudanças, tanto na grade curricular como na nomenclatura da graduação pois há, no país inteiro,vários cursos parecidos, mas com nomes diferentes e que desempenham a mesma função.São estes: Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Recursos hídricos e Meio Ambiente e por aí vai!Por isso, o MEC está analisando a possibilidade da Unificação dos Cursos. Mas isso ainda não está decidido e as informações quanto à isso ainda não são precisas.
É um excelente curso, principalmente se você curte Matemática, Física, Química, Geografia e Biologia.
Vamos então às perguntas mais freqüentes:
O que é Engenharia Ambiental?
É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites dos recursos naturais.
O que um Engenheiro Ambiental faz?
O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo.  Para isso planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Esse profissional é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em pólos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias. O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original.
Aqui no Ceará a Cagece, a Semace, a Seman e a Petrobrás são exemplos de Empresas e Órgãos onde o Engenheiro Ambiental pode atuar.
 Como está o mercado de trabalho?
O mercado está bastante aquecido para o engenheiro ambiental. "Se antes o concurso público era a única ou a melhor solução para a carreira do egresso, hoje o setor privado oferece excelentes oportunidades", explica Eduardo Mario Mendiondo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da USP, em São Carlos (SP). O governo federal começa a investir em obras de saneamento no país, e as empresas que executam os trabalhos têm grande demanda pelo engenheiro ambiental. Além disso, usinas termoelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o profissional para o controle de poluição e fiscalização de projetos. O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, pode vir a ampliar as possibilidades para o graduado. O especialista em tratamento de efluentes industriais pode ter boa chance de colocação. No setor público, as vagas estão em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Ibama, e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem aberto vagas na área de estudos climáticos. No setor privado, o profissional pode trabalhar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como as da área de exploração de petróleo. O engenheiro ambiental tem oportunidades em empresas de consultoria e auditoria ambiental que atendem à demanda de serviços por parte de construtoras, em geral. O graduado é solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares, em que faz estudos de impacto ambiental. As oportunidades são maiores no Sul e Sudeste, em áreas de concentração industrial ou agrícola. Na Região Norte, esse engenheiro é procurado para trabalhar no segmento de mineração e na gestão de recursos naturais que envolve a instalação de sistemas de tratamento de efluentes e a busca da certificação ISO 14.000, relativa aos cuidados com o meio ambiente. Nordeste e Centro-Oeste têm menos ofertas, mas também carecem de mão de obra especializada, o que aumenta as chances de contratação. "Hoje, essa diferença de demanda da mão de obra localizada tem menos impacto, pois, como muitos serviços são contratados via concorrência, seja para o setor público, seja para o setor privado, temos visto empresas instaladas em uma região pegando obras em outras", diz o coordenador Eduardo Mario Mendiondo. Como o mercado está bastante aquecido, poucos profissionais têm voltado às universidades para fazer mestrado e doutorado. Portanto, há vagas também para quem quiser investir na carreira acadêmica e dar aulas em universidades.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).
Como é a Grade Curricular do curso?
O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos, a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação.

Duração média: cinco anos.
O que a Unificação do curso pode trazer de bom?E de ruim?
Bom, pode trazer uma ampliação das possibilidades de emprego, pois haverá o acréscimo de cadeiras na grade curricular. Cadeiras estas de Construção civil, por exemplo, entre outras.De ruim seria a demora para se graduar. Passando de 5 anos para 6 anos.Por enquanto são os únicos prós e contras de que tenho notícia.
Eu sou a favor dessa Unificação. Acho que traz mais bem do que mal. Bem,essa é minha humilde opinião.
Espero que tenham gostado do meu post e espero que tenha sido esclarecedor.
Até o próximo EcoPost!

6 comentários:

V.A.Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V.A.Magalhães disse...

Gostaria de dar Boas Vindas a mais nova integrante do Curioso Inovador (uma grande amiga, e de opiniões sinceras que tenho muito apreço).

Que você nos ajude em nossa empreitada!

Anônimo disse...

Desculpa V.A, sei que ela é sua amiga, mas acho que se eu quisesse saber sobre ela eu teria ido lá no perfil dela pra saber sobre ela!
Onde foram parar as postagens iguais as últimas aqui embaixo?

Gabrielle Figueirêdo disse...

Obrigada vitor por suas boas vindas e seus elogios.
Quanto ao anonimo, obrigada tbm pelo seu comentario.Só sinto muito por vc não ter coragem de se espor.Poxa,estamos em um país livre,ninguém vai lhe matar por vc expressar sua opinião.Seja ela contra ou a favor de mim,eu a apoio.
Abraços à todos!

Lins disse...

Sempre é difícil agradar a gregos e troianos. Mas acho que foi uma boa postagem, sim. Afinal, ela não falou apenas dela, falou também do curso, e muitos dos nossos acessantes ainda fazem o ensino médio o que os torna bem perto de escolher uma faculdade, então foi esclarecedor ela ter comentado sobre isso.
Mas além disso, muitas vezes em blogs, é comum os novos autores se apresentarem ao seu novo público.
De qualquer jeito, somos gratos pela sua opinião.
Boa Sorte Gabrielle, e estamos muito felizes em tê-la na equipe. Seja bem-vinda. =D

Anônimo disse...

Aquele anonimo, só ta reclamando, pq nun tem nada pra reclamar e fica inventando o q criticar.(Ps: to anonimo pois tenho preguiçade fazer uma conta -.-'

Postar um comentário