segunda-feira, 7 de maio de 2012

UFC Brasil

Eu não sou um apreciador desse tipo de "entretenimento", porém, o meu amigo Salmito me enviou essa matéria tão bem feita que eu não poderia deixar de publicá-la aqui no Curioso Inovador, afinal, nossa política é tratar respeitosamente as formas de expressão. Fiquem com essa avaliação incrível que meu caro colega fez e saibam o que anda ocorrendo no mundo do MMA brasileiro:


A primeira edição do UFC aconteceu em 1993 e foi promovida por Rorion Gracie. O campeão foi Royce Gracie que venceu três lutas e se sagrou campeão. (Vale lembrar que a divisão dos lutadores pelos seus respectivos pesos ainda não existia e assim Royce lutou com pessoas mais pesadas que ele e, usando sua técnica de jiu-jítsu, conseguiu as vitórias). Muito criticado (alguns achavam as lutas muito violentas) na época o evento acabou perdendo prestígio e teve que incorporar regras como: limites de peso e alguns golpes passaram a ser ilegais.

Após Dana White (atual presidente) assumir o controle do evento, o UFC começou a crescer e hoje se torna febre no mundo. A grande aceitação do público brasileiro ao evento começou com o UFC RIO em que foi marcado pela volta de Minotauro ao octógono (os principais motivos de a arena ser um octógono é para não dar privilégios a uma determinada arte marcial e como os ângulos formados entre os lados são maiores a probabilidade de um lutador ficar encurralado é menor) e pela vitória de Anderson "Spider" Silva diante de Yushin Okami (que havia “vencido” o Spider  em uma luta polêmica em que o lutador brasileiro perdeu, pois deferiu um golpe irregular).

Visando o mercado brasileiro o UFC lançou o The Ultimate Fighter Brasil em que os treinadores são Vitor Belfort e Wanderley Silva. No primeiro episódio (e até agora o melhor em minha opinião) ocorreram as lutas pré-liminares que davam acesso a casa, nesses confrontos os lutadores mostraram muita vontade e principalmente agressividade, mas às vezes faltava certa técnica. Após a decisão dos 16 que entrariam na casa, cada treinador escolheu seus lutadores e as lutas eliminatórias começaram, os primeiros classificado são: Rodrigo Damm, Pepey, Wolverine, César Mutante (pupilo de Belfort) e Daniel Serafian. (Os três primeiros do peso pena e os dois últimos do peso médio, todos os cinco do time de Belfort). 

Após as cinco derrotas do time de Wanderley Silva, ainda não está tudo perdido, pois os seus três melhores lutadores ainda estão na briga pelo título são eles Jason (do peso pena e que lutará com Gasparzinho, o primeiro e último escolhidos pelo treinadores, respectivamente, vale ressaltar que os dois já haviam treinados juntos e são amigos, o que gerou muita confusão na casa já que essa luta poderia ter sido evitada. Na minha opinião, Belfort acertou na escolha das lutas, pois cabe ao treinador colocar o máximo de lutadores na próxima fase e com a escolha correta das lutas, Belfort conseguiu isso), Massaranduba (que praticamente todo episódio solta suas pérolas de tão brutas chegam a ser engraçadas) e Pé de chumbo.

O campeão do TUF no peso médio e pena será decidido no Engenhão, em junho, entretanto o evento perdeu força, pois a revanche entre Sonnen (o eterno falastrão do UFC) e Anderson Silva foi adiada para o UFC do dia 7 de junho e ainda um problema que assusta os organizadores é que a RIO +20 acontecerá na mesma época e ocupará boa parte dos hotéis do Rio de Janeiro. Apesar dos problemas, o UFC RIO no Engenhão apresentará os ingredientes de um grande espetáculo, pois além das decisões em que cada lutador dará o máximo de si pela perpetuação de um sonho, ainda terá a revanche entre o Cachorro Louco e Vitor Belfort e uma disputa de cinturão que ainda não foi descartada.

0 comentários:

Postar um comentário