domingo, 17 de junho de 2012

Loucos por excelência.


Acho que todos estão ficando loucos, inclusive eu. Porém, eu já não o era anteriormente? O que me torna louco? Não será isso que me define como pessoa?

"É melhor que estar louco com todos do que ter juízo sozinho" Baltazar Graciano, prosador espanhol, diria para mim... e creio que isso seja verdade. Vou tentar mostrar o motivo.

 (Escutem com atenção esse vídeo, se possível)

A loucura não é só promovida por problemas. Cada um possui manias, desejos e vontades que muitos consideram "loucura" e não os realizam por vergonha, medo ou desaprovação da sociedade... então eu pergunto: não serão esses os verdadeiros loucos? Estas amarras que nos prendem, mesmo que tenham o pretexto de promover a convivência em comunidade dos seres humanos e sejam necessárias, não acabam ultrapassando certos limites, criando uma tendência a massificação dos nossos atos e pensamentos? A mídia, os amigos, a família... todos exigem que você se enquadre no perfil cidadão-modelo que é tão procurado, mas é tão vazio por dentro e deixe o seu verdadeiro eu de lado, muitas vezes considerando-o "loucura".

Imaginem um mundo sem loucos... um mundo sem as "loucas" composições de Beethoven, as "loucas" teorias de Einstein, os "loucos" ensinamentos de Gandhi e tantos outros que foram chamados de loucos e que foram modelos de inspiração em sua área, mas que eram por demais "loucos" para os seus tempos e foram reconhecidos como gênios posteriormente. Viram como este seria monótono? Imaginem se todos nós fôssemos uma versão "standard" de pessoa e a sociedade fosse de uma homogeneidade ridiculamente preta e branca, sem nem ao menos tons de cinza para variar!

Bem, se continuarmos nesse ritmo alguns dirão: "existiram e existirão "loucos" maléficos também!". De fato. O mundo passou por muita coisa desda humanidade começar a fabricar seus registros e conhecemos atos heróicos como também doentios ao longo das sociedades. Para tal ponto, não tenho argumentação, apenas que são as pessoas que escolhem o que fazer com seus dons e entrar nessa discussão maniqueísta não é meu ponto.

O que desejo mostrar é que, ao começar com este escrito, eu tinha a audácia de tentar abrir os olhos de alguns enquanto há tempo. Sim, abra os olhos e veja como aqueles que estão ao seu redor, aqueles que construíram ou estão construindo um pouco do seu caráter todos os dias interagem contigo. Vejam como alguns gostam de como você é e os outros (geralmente em maior número) querem te transformar no que eles querem que você seja. Aprendam a distinguir aqueles que lhe fazem uma crítica para o seu bem e os outros que desejam apenas te humilhar para que você não tenha ações inspiradas no que o seu eu acha correto, pois eles nada mais tem do que medo até onde você, com sua aparente "loucura", pode chegar onde eles jamais se realizarão.

Bem, venho chegando ao fim com esse textinho com uma cara de autoajuda que sei não viu... parece até escrito por um louco! Espero que tenham gostado da mensagem que desejei passar e o motivo para desejar que mais loucos por excelência se aceitem e não deixem que certas imposições tolas frustem e acorrentem o seu potencial, para que possam ter certeza que farão sua parte nesse mundo. Acho que tentei exprimir em palavras algo que andava morrendo dentro de mim...

E, por favor, não deixem que eu fique sentindo que sou o único com juízo nessa "loucura" aqui!

0 comentários:

Postar um comentário